EmbuPrev apresenta 2º Balanço de Gestão aos servidores

30/10/2014 - 0:00
EmbuPrev apresenta 2º Balanço de Gestão aos servidores

“Tranquilidade e segurança essa é a mensagem que gostaríamos de passar para os servidores”, disse o presidente do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais, Marcos Rosatti, referindo-se ao EmbuPrev, durante o evento que apresentou aos servidores o 2º Balanço de Gestão da Instituição, na quinta-feira (30/10).

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos Servidores Públicos de Embu das Artes chega ao seu 4º ano de existência com patrimônio de R$ 116 milhões – quase 30 vezes maior do que o patrimônio existente no seu surgimento -, constituído por contribuições previdenciárias dos segurados e dos entes instituidores, Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Os dados apresentados durante o 2º Balanço de Gestão confirmam a consolidação e solidez financeira do Fundo. Em quatro anos, foram mais de 3.300 perícias, 400 atendimentos jurídicos e 1.370 licenças concedidas.

Mas, para onde vai o dinheiro arrecadado? O EmbuPrev é capaz de assegurar a aposentadoria aos servidores a longo prazo? Dúvidas como essas foram esclarecidas durante a apresentação de Maria Emília dos Santos, coordenadora do Comitê de Investimentos, Norma Abdo, diretora de Previdência, Débora Kawamura e Francisco Iderval, do Conselho Administrativo, que falaram sobre balanço patrimonial, benefícios e perícias, conselho administrativo e fiscal, e aposentadoria, respectivamente.

Segundo os palestrantes, os segurados podem ficar tranquilos, o dinheiro arrecado pelo EmbuPrev é destinado exclusivamente ao pagamento de benefícios previdenciários como: aposentadorias, pensão por morte, licenças maternidade, auxílio doença e despesas administrativas do próprio EmbuPrev. Além de serem fiscalizados regularmente pelos órgãos competentes os recursos ficam, em sua totalidade, aplicados em instituições sólidas, que garantem sua segurança e multiplicação. O órgão também conta com a colaboração de assessoria atuarial, que realiza regularmente análises para assegurar a efetividade do RPPS.

Para 2015, novos desafios são previstos para o Fundo. A partir de abril, cerca de 200 servidores que migraram do Regime Geral para o Regime Próprio de Previdência, que cumprem os requisitos legais, poderão requerer a aposentadoria. Levando a Instituição a reforçar sua estrutura administrativa, financeira e tecnológica para atender da melhor forma possível aos segurados.

Marcos Rosatti comemorou os avanços e destacou o quão grande é o desafio de administrar um Sistema de Previdência e a importância da participação dos segurados para o bom funcionamento desse sistema. A servidora Diolinda de Moraes Calado, 65, que está em vias de se aposentar, afirmou: “Eu trabalho há 11 anos como auxiliar de enfermagem na UBS Santa Emília, pretendo dar entrada na minha aposentadoria em 2015. Já busquei auxílio na consultoria jurídica oferecida pelo EmbuPrev, e hoje vim buscar novas informações e ficar mais esclarecida sobre o assunto”.

Veja aqui o informativo sobre o 2º Balanço de Gestão do EmbuPrev