Entre os dias 7 e 9 de abril, ocorreu em São José do Rio Preto, o 10º Congresso Estadual da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), com a presença de mais de 100 órgãos de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), entre eles o EmbuPrev, representado pela conselheira administrativa Renata Curcio Woyakoski e pela controladora geral do município e gestora de recursos do EmbuPrev, Maria Emília dos Santos.
De acordo com os dados apresentados na última reunião do Conselho de Administração, em março deste ano, o patrimônio do EmbuPrev está em R$ 94.486.849,56. Atualmente, a autarquia administra o patrimônio previdenciário de 3.800 servidores, destes, cerca de 250 em eminência de se aposentar, seja por tempo de serviço ou por idade.
Durante o encontro diversos temas foram abordados, entre eles: “A Responsabilidade e o Perfil de Atuação dos Conselheiros e a Governança dos RPPS”, “A Sustentabilidade dos RPPS”, “Questões Controversas e as Perspectivas da Evolução na Gestão dos Regimes Próprios”, “A Pericia Médica Previdenciária e seu Impacto na Gestão dos RPPS”, “Supervisão dos Investimentos dos RPPS” e, até mesmo, um Curso sobre Contabilidade Aplicada aos RPPS.
Maria Emília dos Santos ressaltou a oportunidade de capacitação e reciclagem, bem como a troca de experiência com outros institutos de previdência, principalmente com os técnicos do Ministério da Previdência e do Tribunal de Contas, principais fiscalizadores dos RPPS, como os pontos fortes do encontro.
Ao se tratar dos RPPS e, em específico do EmbuPrev, a gestora foi categórica ao afirmar: “Nas propostas de inovações aos Regimes Próprios, a cultura previdenciária está cada vez mais em evidência, bem como a orientação constante aos servidores na eminência da aposentadoria”.