Encerrado em março, projeto “Recicla Conisud” promoveu a conscientização ambiental na cidade

Sandra Martins
16/04/2024 - 16:36
Encerrado em março, projeto “Recicla Conisud” promoveu a conscientização ambiental na cidade
Acessibilidade

Em março foi finalizado o projeto “Recicla Conisud”, realizado pela ONG Espaço Urbano e pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), com patrocínio da Tetra Pak e apoio do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).  Ao longo de um ano, o projeto promoveu a conscientização ambiental e a participação ativa das comunidades das oito cidades envolvidas.

Embu das Artes alcançou resultados expressivos que impactaram diretamente na vida da população. O projeto, em parceria com as secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação e a Associação de Expositores, implantou mais de 70 pontos de promoção de coleta seletiva.

A parceria rendeu também a 1ª Feira de Artes de Patrimônio Cultural e Imaterial Sustentável do Brasil, que contribuiu significativamente com o aumento da reciclagem em Embu das Artes, através da promoção do turismo sustentável.

A campanha “Seu Reciclável Vale um iPhone” também foi um incentivo para a sustentabilidade e o aumento da quantidade e da qualidade dos materiais recicláveis recolhidos na cidade.

O projeto também contou com capacitação de profissionais das secretarias e de cooperativas em temas como coleta seletiva, reciclagem e gestão de resíduos sólidos. Campanhas de comunicação nas ruas, redes sociais e mídias locais, com foco na divulgação das ações do projeto e na sensibilização da população para a importância da coleta seletiva também foram realizadas.

 O término do projeto marca o fim de uma etapa, mas o compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos sólidos na região Sudoeste da Grande São Paulo permanecem firmes. As ações realizadas e os resultados alcançados servirão de base para a construção de um futuro mais verde e sustentável para todos.

----
Compartilhe nas redes sociais