Com uma programação diversificada e atrativa, terminou no domingo, 4/10, no Parque do Lago Francisco Rizzo, o 7º Festival de Flores e Plantas, evento tradicional no município, que começou dia 26 de setembro e foi realizado em um espaço de 5 mil metros quadrados. Neste ano, o festival homenageou os 40 anos da Feira de Embu das Artes. Entre as atividades comemorativas estavam o estande “Arte ao vivo”, onde artistas e artesãos trabalharam em um ateliê ao ar livre, e uma réplica do Coreto do Largo 21 de Abril.
O público presente ao evento pode curtir diversas atividades culturais, como a Folia de Bois da Escola Municipal Mauro Ferreira, oficinas de origami, agricultura urbana, orquídeas e ikebana, dança de rua e a luta de sumô.
O que mais atraiu os visitantes foi à exposição de flores e plantas. “Vi a programação no site da Prefeitura e resolvi conhecer o festival. Gostei muito do que vi aqui e ano que vem estarei de volta” – disse Vera Lúcia Silva, moradora do bairro da Liberdade, em São Paulo, que levou para casa diversos bonsais e orquídeas. “Achei ótimo o evento, mas acredito que o espaço para as vendas das flores e plantas deveria ser maior” – falou a moradora de Embu, Mari Machado, acompanhada de seu marido Ivo.
O Festival de Flores e Plantas foi uma realização das secretarias municipais de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Embu e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISE). Neste ano, contou com o patrocínio do Ministério do Turismo.
No sábado, 3/10, ocorreu o concurso “Se as flores falassem” com a participação dos alunos das escolas municipais, do MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). É um concurso que visa incentivar os participantes a criar um vínculo com a cidade- Embu é uma cidade com 60% de áreas de mananciais – além de estimulá-los a respeitar o meio ambiente e o local onde vivem.
“Quero dizer aos pais, tios e avós dos alunos que as crianças são a inspiração desse governo para organizar a educação na nossa cidade. Estou muito feliz com o desempenho de todos nesse concurso” – falou a secretária de Educação, Rosimary de Matos. “Todas as ações que estamos fazendo na cidade têm sempre um foco educativo, algo que possa modificar de forma positiva o pensamento e as ações das pessoas e esse concurso tem esse intuito” – disse o prefeito Prefeito.
Aos vencedores do concurso foram entregues medalhas, certificados e mudas de plantas.