A Prefeitura de Embu das Artes, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo, traz para a cidade o “Encontro de Ceramistas de Embu das Artes”, com a participação das artistas do Ateliê Mãos de Barro, do próprio município, e do grupo de ceramistas do projeto Casa de Troca, do Espírito Santo.
O encontro conta com sarau, exposição de obras dos grupos, modelagem ao vivo e mostra de queima de raku, técnica cerâmica originária do Japão que surgiu no século XVI, sendo associada à cerimónia do chá. Tanaka Chojiro foi o ceramista japonês que a desenvolveu.
O Ateliê Mãos de Barro foi criado em 2016 pelas artistas Adri Lang, Cláudia Bergel, Juliana Lima, Kátia di Clemente, Márcia Francisco e Miren Edurne, que se conheceram em 2015 e perceberam uma grande e simultânea empatia e sintonia: “O barro nos uniu”, disseram. Essa união ocorreu a partir de 2005, quando todas elas tornaram-se alunas da ceramista terracotista, Tônia do Embu, no Memorial Sakai, frequentando cursos em diferentes épocas, desenvolvendo experiências muito ricas com a cerâmica e cruzando suas diferentes histórias.
Já o projeto espírito-santense Casa de Troca, por meio da incrementação do ateliê da pintora e ceramista Shila Joaquim (também presente no encontro), vem beneficiar o trabalho no barro, atendendo as comunidades artística e campesina da região, ofertando oficinas à iniciantes e ceramistas já experientes.
Ceramistas convidados:
Ângela Nascimento, Adri Lang, Célia Santiago, Cida Negris, Cláudia Bergel, Daine Brandão, Dina Queiroz, Eduardo Ojú, Hosana Santos, Juliana Lima, Kátia di Clemente, Luka Fagundes, Márcia Francisco, Miren Edurne, Oscar Ferreira, Rosa Pereira, Shila Joaquim e Zé de Assis.
Programação:
Sexta feira, 3/8, às 19h – Sarau no Teatro Solano Trinidade
Sábado, 4/8, às 19h – Exposição no Centro Cultural Mestre Assis.
Domingo, 5/8, das 10h às 17h – Feira Embu das Artes – Modelagem ao vivo e queima de raku
Exposição: 4 a 19/8, das 9 às18h – Centro Cultural Mestre Assis – largo 21 de Abril, 29, Centro