O tradicional encontro de colecionadores, que faz parte do calendário oficial de eventos de Embu das Artes, chega à sua 17ª edição em 2016, com diversas atrações – exposição de fuscas e carros antigos, premiações para os veículos participantes, em diversas categorias, como: carro mais modificado, mais antigo, mais original e mais exótico, maior distância do evento e maior comboio, Praça de Alimentação e venda de peças antigas.
O encontro acontecerá no domingo, 15/5, a partir das 9h, no estacionamento do Parque do Lago Francisco Rizzo. Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível. Todo o alimento arrecadado será encaminhado ao Banco Municipal de Alimentos, que atende famílias em situação de insegurança alimentar no município.
Em 2015, o Só Fusca atraiu um público de 4 mil pessoas, mais de 1 mil veículos expostos, e quase 400kg de alimentos arrecadados. Para 2016, a expectativa é manter o número de participantes e aumentar a quantidade de alimentos arrecadados.
O evento é uma realização do Só Fusca Club, com apoio da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, e reúne clubes e colecionadores independentes. Durante o evento, colecionadores de carros antigos e donos de fuscas poderão exibir suas máquinas e trocar informações.
Fusca, o carro popular
Alguns historiadores creditam ao austríaco Ferdinand Porsche a criação do Volkswagen, a pedido do ditador Adolf Hitler. O fato é que o modelo surgiu com a função de ser um carro de apelo popular na Alemanha, daí o nome oficial do carro e, depois, da marca: Volkswagen, literalmente carro do povo, em alemão. Foi o carro mais vendido no mundo.
As primeiras unidades foram produzidas em 1938. A produção comercial do carro, entretanto, foi impedida pela 2ª Guerra Mundial, sendo efetivada apenas em 1946, após o término do conflito.
No Brasil, o carro chegou em 1950 como produto de importação e passou a ser produzido pela Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, apenas em 1959.
Apelidado de Fusca, Fusquinha, em 1986, o projeto do Fusca seria encerrado, aos 27 anos de Brasil. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a Volkswagen voltou a fabricar o modelo. A volta do Fusca durou até 1996, quando foi lançada a Série Ouro, uma edição especial de despedida do carro. A partir de então, o Fusca passaria a ser fabricado apenas pela Volkswagen do México até 2003.
Serviço
17º Só Fusca Club
Domingo, 15 de maio, a partir das 9h
Parque do Lago Francisco Rizzo – Rua Alberto Giosa, 390
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis
Mais informações: 4783-1736 / 98698-5297 (Pepe)