A rede municipal de ensino de Embu das Artes alcançou a nota 6,2 no último Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – de 2017, superando a meta estabelecida que era de 5,8. O índice avalia, a cada dois anos, a performance da educação de estudantes do ensino básico (5º ano) e foi divulgado em 3/09/2018 pelo Ministério da Educação. O Ideb é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, atende 15.397 alunos nessa etapa e vem apresentando um crescimento na sua qualidade de ensino a cada edição do Ideb, sempre ultrapassando as metas preestabelecidas. As marcas nos anos anteriores foram de 4,6 (2007), 4,7 (2009), 5,3 (2011), 5,5 (2013) e 6,0 (2015).
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o País – e a Prova Brasil – para os municípios.
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. Também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação.