Neste sábado, 29/11, às 15h, o Governo da Cidade entregará à população o Complexo Esportivo da Praça José Coelho da Silva, na estrada de Itapecerica a Campo Limpo, no Jardim Santa Emília. Para os comerciantes do bairro Marcos Mendonça (Depósito Marcão) e Fabrício Molina (Corretora de Seguros Molina), a revitalização da praça, que agora tem quadra society com grama sintética, mesas e bancos, Academia Pública, banheiros, lanchonetes, iluminação e Base da Guarda Civil Municipal (GCM), traz grandes mudanças para a região e todo o bairro.
A família Menezes, que mora ao lado, também festeja a conclusão da obra.“Ficou bem melhor”, diz João Vitor Alves Menezes, 14 anos, que promete voltar a frequentar a quadra. “Estou visitando a família, moro em Cabo de Santo Agostinho, PE, e temos lá academias como essa da praça, que é um dos melhores projetos do governo federal para a terceira idade”, declara o tio, José da Rocha Menezes.
“Antes esse lugar estava muito deteriorado. Com as barracas aqui na frente, atrás delas acontecia de tudo. Não tinha segurança nenhuma passar por aqui, tanto que muita gente desce no ponto de ônibus lá de baixo e dá a volta por trás. Sem as barracas, com a praça toda aberta e ainda a base da GCM, todo mundo vai usar a praça, você vai ver”, diz Marcão. Edson Nunes, que trabalha com ele, Alcides Nunes Moreira Neto, vendedor ambulante, e clientes que chegam durante a conversa elogiam o projeto da Prefeitura de Embu das Artes, que, além de levar esporte e lazer para a área atrás da igreja do Santa Emília, deve provocar amplas mudanças.
Quadra com grama sintética e alambrado
“A gente nem vinha mais aí. Até jogar bola era difícil, porque sem a cerca do campo ela escapava toda hora para o meio da rua”, conta Guilherme Lima, 17 anos. Ele e seu xará e amigo Guilherme Medeiros, 17, pretendem usar a nova quadra com grama sintética e alambrado. A equipe do Programa Esporte Cidadão, da Secretaria de Esportes e Lazer, retomará sua atividades realizadas às terças e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, com aulas de futebol. Os interessados em participar devem procurar a equipe nesse período.
A praça agora conta com lanchonetes, que não estão mais na calçada, com instalações adequadas para o manuseio de alimentos. O governo Prefeito vem trabalhando para garantir que os produtos oferecidos à população sejam saudáveis. O procedimento na praça é o mesmo que já foi adotado no Parque Francisco Rizzo e na Praça de Alimentação, onde hoje funcionam as barracas de comidas e bebidas antes espalhadas pela Feira de Embu das Artes nos fins de semana, sem infraestrutura necessária.
“Eu estou muito feliz e todos aqui. Tenho 44 anos de Embu, 28 morando nessa região, desde quando essa igreja era chamada de Igreja Verde. Isso é a melhor coisa que acontece por aqui, principalmente para a terceira idade”, declara Morenito (Ponta Leite), 69 anos, que joga vôlei e faz academia pública no Ginásio Hermínio Espósito e é delegado do Orçamento Participativo (OP).