Escola Astrogilda recebe manutenção e melhorias

09/12/2014 - 0:00
Escola Astrogilda recebe manutenção e melhorias

Atendendo à reivindicação da comunidade do Pq. Jane, a Secretaria Municipal de Educação efetuou vários reparos na E.M. Astrogilda de Abreu Sevilha, visando o bem-estar de alunos e professores e atender as expectativas de pais e filhos. São 1.101 estudantes, que integram desde a Fase 4 (pré-escola) até 5º ano Fundamental (períodos manhã e tarde), além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) à noite.

Entre as melhorias, foram realizadas a troca das maçanetas das salas de aula, a instalação de portas nos banheiros, a troca de torneiras, a pintura das paredes e o conserto das telas de proteção no parque infantil. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos se incumbiu dos trabalhos.

A conservação da escola é diária com ações de faxina, e a limpeza geral ocorre todas as terças e quintas.

Pedagogia da escola

A escola participa mensalmente do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com uma formação continuada para 16 professores, ministrada pelos coordenadores pedagógicos em horários alternativos para não ocupar o período de aula das crianças.

Oferecido pela Universidade de Campinas (Unicamp), por meio do Ministério de Educação em parceria com o município de Embu das Artes, o curso tem o objetivo de promover discussões acerca das estratégias de ensino e dos direitos de aprendizagens para os estudantes do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano).

Além disso, os professores fazem, três vezes por semana, formação continuada nos Horários de Trabalhos Coletivos e Individuais (HTPC e HTPI). Essas instruções, no âmbito escolar, são garantidas pelos coordenadores pedagógicos em horário contrário ao de aula e orientadas pela Equipe de Orientação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

No ensino de matemática, por exemplo, os professores aplicam atividades lúdicas, jogos e materiais diversos e apresentam problemas para solução. O livro entra como instrumento pedagógico do educador e pode ser usado coletivamente.