Escola de Governo Inicia curso

Escola de Governo Inicia curso
Acessibilidade

O início das atividades da Escola de Governo de Embu das Artes, em 10/7, mostrou avanços na administração municipal, seja pela iniciativa do próprio governo de criar o curso de Políticas Públicas, teoria e prática, seja pela ampliação do conhecimento dos mais de 60 participantes, incluindo vereadores e servidores municipais. 
“As pessoas acham que política pública é fácil, mas não é. O que aprendemos aqui hoje é transparência”, declarou Janaína Agostinho Araújo, coordenadora do Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Ela mostrou-se atenta durante mais de duas horas para entender, por exemplo, Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), temas que nortearam a palestra de Fernando Amâncio, secretário municipal de Finanças, e os princípios da administração pública e do Direito, público e privado, com base na nossa Constituição, tema abordado pelo controlador geral do município, Marcos Rosatti. 
“Os cursos nessa área são extremamente caros e na maioria das vezes falta o aspecto prático. A nossa intenção aqui é esclarecer tanto a legislação quanto a teoria e a nossa prática”, disse o prefeito Prefeito, que idealizou o curso com sua equipe e também é um dos alunos. Segundo ele, é oportunidade para aprofundar e refletir sobre a prática, a partir do arcabouço teórico e jurídico. “Todas as instituições precisam se modernizar, as pessoas têm de estar preparadas para novos desafios. Se, até um tempo atrás, a participação era coisa de partido de esquerda, hoje modernos e grandes grupos empresariais já perceberam que sem a participação de pessoas que compõem aquele grupo empresarial você não consegue avançar”. 
Na visão de Prefeito, foi-se o tempo da divisão segmentada do trabalho – a exemplo do Carlitos, de Charles Chaplin, em Tempos Modernos, que apertava parafusos. “Hoje o que se exige das pessoas é que elas sejam polivalentes, tenham uma dimensão muito mais ampla da vida e da dinâmica das coisas, que saibam resolver conflitos, usar a criatividade, lidar com a improvisação, mas que acima de tudo tenham clareza de qual é a missão da instituição da qual fazem parte. Sem isso, você pode ser o melhor funcionário, mas a sua ação vai estar desconectada de um objetivo maior”.  Acrescentou que a Escola de Governo é um espaço para repensar as práticas utilizadas, buscando ações melhores, mais eficientes, mais eficazes.
A gestão da Escola é conduzida pela Secretaria de Administração e pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico Municipal, por meio de comissão formada por Paulo Vicente dos Reis e Edson Bezerra (Planejamento Estratégico), José Roberto, Francisco Iderval Teixeira Jr. e Débora Kawamura (Administração), Marcos Rosatti (Controladoria Geral), Paulo Petronilio (Governo) e Fernando Amâncio (Finanças). As próximas aulas desse primeiro módulo do curso – Orçamento Público e Plano Diretor – são:

Centro Cultural Mestre
Assis do Embu (Largo 21 de abril, 29, Centro)

Dia 11/7, às 19h

– Plano Diretor de Embu das Artes/ com Geraldo
Juncal (secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano)

– Constituição Federal; Princípios da
Administração Pública/ com Francisco Iderval (assessor técnico jurídico) 

Centro Cultural Santo
Eduardo (rua Iva, 100, Santo Eduardo)

Dia 11/7, às 19h

– Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)/ com Fernando Amâncio
 (secretário de Finanças)

– Constituição Federal; Princípios da
Administração Pública/ com Marcos Rosatti (secretário da Controladoria Geral)

Encerramento

Centro Cultural
Valdelice Prass (av. Aimará, 100, Pq. Pirajuçara)

Dia 12/7, às 19h 

– Encontro de todos os alunos com os professores
e com a equipe estratégica do Governo para tirar dúvidas

----
Compartilhe nas redes sociais