Escola de Música transforma sonhos em realidade

08/06/2015 - 0:00
Escola de Música transforma sonhos em realidade

Inaugurada em outubro de 2014, no Centro Cultural Santo Eduardo, a Escola Municipal de Música de Embu das Artes, é a concretização de mais uma etapa do projeto de ampliação do acesso a cultura na cidade. Apenas três meses após o início das aulas, a escola já registra a participação de mais de 400 estudantes. Número que tende a crescer, graças aos 500 instrumentos enviados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

A Escola de Música oferece cursos gratuitos de sopro madeira e metal, piano, violão, violino, baixo elétrico, guitarra, cavaquinho e percussão. Todos os cursos são integrados as aulas de teoria musical e canto, tornado o processo de aprendizagem mais completo.

Graças a mais essa iniciativa do Governo Municipal, Francisco dos Santos Pereira da Cruz, morador do Jardim do Colégio, pode transformar seu sonho de infância em realidade, ao lado do filho Gabriel (15): “Eu sempre gostei de saxofone, quando era pequeno via os músicos da igreja tocando e achava bonito. Cresci vendo meu pais e meus tios tocando sanfona e zabumba, cheguei a lançar dois CDS independentes de forró, mas viver só dá música  não dá. Mesmo trabalhando como pedreiro, há 4 anos atrás comecei a estudar saxofone, só que ficava muito longe ir até a escola, então tive que parar. A Escola de Música foi uma grande alegria, perto de casa e ainda consigo trazer o Gabriel comigo, é um grande orgulho vê-lo tocar um instrumento”.

A história de Renato dos Santos Gonçalves, morador do Jardim Júlia, não se difere dá história de Francisco e de muito outros estudantes da Escola de Música. Renato aprendeu a tocar violão aos 14 anos no extinto projeto Casa da Juventude (Caju), mas acabou seguindo por outros caminhos. Hoje, formado em letras, com especialização em inglês, retoma as aulas de violão: “Eu sou professor de inglês, hoje toco violão por hobby não tenho intenção de me profissionalizar mas, tudo o que tenho aprendido aqui levo para a sala de aula. Os professores são todos muito bons, aos poucos tenho despertado o conhecimento adormecido. A integração entre o instrumento, teoria musical e canto é muito legal, principalmente para quem, como eu, faz uso constante da voz, os exercícios ajudam bastante”.

As inscrições para novas turmas devem ocorrer no mês de junho. Interessados em participar das aulas devem comparecer ao Centro Cultural Santo Eduardo (Rua Iva, 100), portando RG e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um dos responsáveis. Após a inscrição os candidatos realizarão prova de aptidão classificatória. As aulas devem iniciar no 2º semestre de 2015.