A Escola Municipal Jornalista José Ramos no Jd. Santa Tereza esteve em festa no dia 27/8, quando foi inaugurada a Sala de Oficinas Culturais, projeto da escola com o grupo cultural Zumaluma apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC) através do programa Mais Cultura nas Escolas.
A antiga casa de caseiro passou por reforma e hoje abriga oficinas culturais para os alunos e para toda a comunidade dos bairros no entorno da escola. Lá será possível participar de atividades como HIP HOP e grafite trazidas pelo Zumaluma.
Segundo as responsáveis por fazer a ponte entre os desenvolvedores do projeto e o Minc, a coordenadora de Projetos Especiais, Darlene Carvalho, e a coordenadora de Prestação de Contas, Dagmar Dutra, esse é o segundo espaço de cultura dentro de uma escola na cidade. A E.M. Reynaldo Ramos de S. da Gama, desde junho, oferece, em parceria com a Associação de Capoeira Mestre Joca, aulas de capoeira para toda a população.
O programa Mais Cultura nas Escolas consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC). Os projetos inscritos no Mais Cultura nas escolas deverão ser uma ação conjunta entre as escolas, artistas ou entidades culturais. Para favorece o acesso à cultura e ao conhecimento, o projeto inscrito deve proporcionar atividades de formação cultural e de aprendizado que compreendam manifestações artísticas populares e eruditas.
O Núcleo Zumaluma foi fundado em 1998, na Favela do Inferninho no Jardim Santa e começou como uma biblioteca comunitária, que ainda existe, e alavancou a expansão do projeto.
O nome Zumaluma faz referência a Zumbi, Malcom X, Martin Luther King e Nelson Mandela, e oferece diversas atividades como oficinas, ações sociais, debates sobre o genocídio da juventude negra entre outros assuntos, eventos gratuitos de hip-hop, sarau com samba, cursos de fotografia, violino, percussão, reggae, oficina de turbante, entre muitas outras iniciativas