Aconteceu no dia 12/12, o encerramento da 6ª edição da Olimpíada Literária, na Praça das Artes no Largo 21 de Abril. O tema escolhido foi “Diversidade” e a Escola Municipal Inês Cardoso venceu com o livro: “A diversidade é coisa bela”.
O projeto realizado tem como objetivo fomentar a leitura e a escrita nas unidades escolares e conta com aproximadamente 25 mil estudantes.
Com a participação de alunos e professores da rede municipal de ensino, os visitantes puderam conferir de perto todo o trabalho desenvolvido dentro das escolas, apresentação de músicas com a Banda Municipal, dança e recital de poesia.
Foram entregues 19 livros os quais foram avaliados pela comissão da Olimpíada Literária. Os critérios considerados foram: abordagem do tema, uso adequado da linguagem no texto, autoria e criatividade e normas técnicas da produção. Em segundo lugar ficou a E.M. Girassol e a terceira colocada E.M. Pau Brasil.
A praça se tornou um ambiente lúdico atraindo crianças para que pudessem descobrir um pouco sobre o que é a Olimpíada Literária, apreciar os contadores de historias, personagens fantasiados, livros gigantes e cabana de brinquedos, citando apenas alguns detalhes.
Prestigiaram o evento os secretários Pedro Ângelo ( Educação) e Rosana Almeida (Turismo).
O projeto
A Olimpíada Literária foi introduzida nas escolas da rede municipal como uma estratégia para promover a prática da leitura e da escrita. Os professores já desenvolvem, no âmbito da sala de aula, situações nas quais os estudantes são confrontados com a escrita e com a leitura de textos. Entretanto, sabe-se da dificuldade de atrelar a produção de texto às práticas sociais, de maneira que ocorram situações de efetiva comunicação e circulação de leituras e produções.
Colaborou Jessely Cardoso, estagiária.