A Escola Previdenciária concluiu neste mês as suas atividades de 2016, após um ciclo de formação de 30 horas, iniciado em junho, para servidores públicos aposentados, gestores, conselheiros e equipe do EmbuPrev, totalizando 100 participantes.
Houve também encontros realizados em outros municípios e em seminários organizados pela Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM).
O curso foi fundamentado na cultura de desenvolvimento profissional, na perspectiva de motivar o servidor público a construir conhecimentos relativos à sua carreira, à legislação específica, além de planejar sua pré e pós-aposentadoria.
Entre os temas, abordaram-se o direito à previdência e seu papel como política pública, gestão, governança, controle, legislação, educação financeira, conhecimentos específicos sobre o Regime Próprio de Previdência Social, conceitos que fundamentam a Escola Previdenciária e a apresentação da Plataforma de Cursos da Universidade Banco do Brasil/Setor Público.
A coordenadora da Escola Previdenciária, Lidia Balsi, afirmou que o projeto proporcionou um ganho importante para o Embuprev, ao possibilitar aos segurados conhecimentos sobre questões previdenciárias e de planejamento de vida antes e depois da aposentadoria. “Os encontros foram dinâmicos e participativos, agregando conceitos teóricos e atividades práticas que permitiram a interação e a troca de saberes”, disse Lidia. “E ainda contamos com várias sugestões para a continuidade da formação em 2017, já incorporadas ao Planejamento de Trabalho”, completou.
Lidia Maria Balsi Machado é pedagoga e especialista em psicopedagogia. Ingressou na Prefeitura de Embu das Artes em 1985, como educadora infantil, e também assumiu funções técnicas na Secretaria de Educação. Integrou Comitês de Avaliação de Prêmios Educacionais ligados à UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação, CENPEC/UNICEF, Prêmio Gestão, entre outros. Participa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação e é coordenadora executiva estadual de São Paulo. Trabalhou na organização e foi palestrante das CONAES – Conferências de Educação e na organização e elaboração do Plano Municipal de Educação de Embu das Artes. É atuante no Conselho Municipal de Educação desde sua criação, no qual já assumiu a presidência. Atualmente desempenha as funções de gestora da Escola Previdenciária do EmbuPrev – Fundo Especial de Previdência Social de Embu das Artes.