Espaço aberto para a ruptura na Expo Contemporâneos

16/10/2019 - 13:43
Espaço aberto para a ruptura na Expo Contemporâneos

A arte contemporânea atravessa fronteiras, experimenta novos elementos, busca o inusitado e desloca o indivíduo do senso comum. E foi nesse tom que a performance com os guarda-chuvas descolados de AndrezZa Kniff abriu a Expo Contemporâneos 2019 na sexta (11/10) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, seguida de homenagem a Zé Roberto de Carvalho, falecido em 2018, e com a presença de artistas e convidados.

E ainda acontecerão dois encontros dentro da mostra: uma Roda de Conversa com artistas (dia 19/10, às 16h) e uma Finissage, marcada para 02/11, às 19h.

O curador e artista, Paulo Dud, avalia a edição deste ano como compacta, porém com a reunião de excelentes trabalhos representados em telas, esculturas, instalações e poesia. Entre os destaques, está o trabalho de Lua Rodrigues, que em sua obra produziu um desenho com o próprio sangue.

“Tudo começou em 2009, ano em que um grupo de artistas, formado por Correra&Gonda, Mitinho Takada, Paulo Dud, Gabriel Borba, Alvaro Franklin e Gaíga, decidiu dar espaço e visibilidade à pós-modernidade de Embu das Artes” , enfatizou o também curador, Renato Gonda. “E ela vem ampliando e incorporando também talentos de outras cidades como Campinas, que neste ano foi representada por Acácio Pereira, João Bosco e AndrezZa Kniff”, concluiu.

No século XX, a arte se diluiu em vários modismos. Em reação a essa tendência, surge a corrente contemporânea, quebrando paradigmas tradicionais e extrapolando para outros meios como as ruas, o vídeo, o corpo e a tecnologia. “E ela ainda tem muito a explorar nesse mundo”, reverenciou Dud.

A coordenação da exposição é da Secretaria Municipal de Cultura e a curadoria é de Paulo Dud e Renato Gonda, da Associação EMBUsca das Artes.

Expo Contemporâneos 2009 – 2019
Período: de 11/10 a 03/11
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes)
Entrada: gratuita