Especialistas ressaltam medicina alternativa na prevenção de doenças

14/05/2014 - 0:00
Especialistas ressaltam medicina alternativa na prevenção de doenças
Acessibilidade

Profissionais das unidades de saúde do município, da educação e estudantes estiveram reunidos, ontem (13/5), no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, para a o Seminário sobre Práticas Integrativas Complementares, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro mediado pela geriatra Célia Medina, contou com a participação do médico Mario Fiél Cabral, especialista em medicina tradicional chinesa; Regina Migliori, professora da Universidade do Meio Ambiente e Cultura da Paz (Umapaz), consultora da Unesco em Cultura da Paz e pesquisadora do Centro de Diagnóstico Neuropsicológico da Unifesp; e Fernando Bignardi, médico e coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp.

Durante o encontro os participantes puderam aprofundar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre aspectos e aplicações da medicina alternativa.  Promoção da saúde, atividades físicas, práticas corporais e meditação foram eixos  que nortearam a fala dos especialistas.

Segundo dados apresentados pelos profissionais, o sedentarismo é apontado como fator determinante em 52% dos casos de hipertensão arterial e em 48% dos casos de doenças cardíacas. Os estudos também demonstram a queda no número de mortes provocadas por doenças infecciosas em contrapartida ao aumento dos casos ocasionados por doenças crônicas, no decorrer dos séculos. De acordo com as apresentações, as técnicas corporais, utilizadas na medicina alternativa, são encaradas como grandes aliadas no combate a essas doenças, por integrarem corpo e mente e apresentarem resultados positivos na qualidade de vida de seus praticantes.

A necessidade de preparação e os aspectos fundamentais das práticas corporais foram pontos estratégicos da fala de Mário Cabral. Segundo ele, os primeiros relatos de utilização das práticas corporais com objetivo terapêutico são datados de 2.700 a.C. Enquanto experiências profissionais e educacionais embasaram o discurso de Regina Migliori, que falou sobre o aprender a lidar e a controlar a própria atenção e a responsabilidade do educador em diminuir o esforço dos estudantes nessa tarefa.

Fernando Bignardi também utilizou experiências pessoais para explanar a respeito de escolhas e consequências e sobre a importância da integralidade. Segundo o especialista, o ser humano precisa encarar seu potencial de maneira integral, reconhecer e atender as próprias necessidades.  Nesse aspecto, a prática da meditação entra como forma de mudança e de ancorar as dimensões físicas, metabólicas, vitais e posturais,  por meio do apoio, da respiração e da concentração.

O encontro também contou com atividades práticas de concentração e meditação e foi encerrado após um momento de interação, onde a plateia tirou dúvidas sobre o conteúdo apresentado pelos palestrantes.

----
Compartilhe nas redes sociais