Espetáculo circense com ‘pião’ que envolve público e diversão acontece no sábado

Alex Natalino
05/06/2024 - 12:19
Espetáculo circense com 'pião' que envolve público e diversão acontece no sábado

Lembra do saudoso pião, aquele divertido brinquedo de forma afunilada que, impulsionado por uma corda enrolada em sua volta, roda sobre o solo? Ele será o centro das atenções no evento Nutar: um giro entre territórios, culturas e memórias, do grupo paulista Projeto Nutar, que será realizado no sábado (8/6), a partir das 14h, no Largo 21 de Abril, na altura do nº 271 (próximo ao Banco do Brasil), Centro, Embu das Artes, com vivência de pião e espetáculo circense. A entrada é franca e acessível em Libras.

Com a proposta de mergulhar na cultura do pião, o encontro é direcionado para uma tarde de diversão entre crianças, adultos e toda a família, com a ideia de remeter a um tempo mais presente, menos digitalizado, mais manual e mais simples, como as brincadeiras de antigamente.

Formado em 2019 por um trio de experientes artistas circenses latino-americanos (Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini), o grupo Projeto Nutar tem como fio condutor e ponto de partida o pião como objeto artístico e poético, atuando pelo viés da relação íntima do palhaço com o público, por meio da mescla com a arte circense contemporânea e com a manipulação de objetos, propondo-se a resgatar as possibilidades e potências da memória afetiva e das relações humanas.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Embu das Artes, o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Programação

14h – Vivência de Pião: momento em que crianças e adultos aprendem e praticam diversos truques com piões, resultando na dobradinha: interação familiar e diversão. Também será apresentado o Minimuseu do Pião, com piões de diferentes países, onde o público descobrirá formas distintas de brincar e jogar, além de conhecer um pouco da história deste objeto, que data de 4 mil anos a.C., e suas diferentes relações culturais. Essa vivência é uma oportunidade para os presentes se aprofundarem nas possibilidades do pião e experimentar na prática as movimentações. Não é preciso ter o objeto! Cada participante recebe um pião para testar suas habilidades e ganha dicas de truques, técnicas e possibilidades de jogos. Os participantes são também apresentados a piões com rolamentos e outras tecnologias que favorecem o desempenho e a realização de truques específicos.

16h – O evento se transforma em um espaço vibrante com o espetáculo circense Nutar: girando pelo fio do tempo, que conduz o público a uma viagem por meio da história e das possibilidades do pião, combinando elementos de circo, cultura popular e música em uma narrativa envolvente que desafia a gravidade e captura a imaginação.