Esporte Cidadão terá tênis no ano que vem

16/11/2009 - 0:00
Esporte Cidadão terá  tênis no ano que vem
Acessibilidade

Com o objetivo de manter o compromisso, dar acessibilidade e democratizar a atividade esportiva no município, o tênis de campo será a novidade para o ano que vem no projeto Esporte Cidadão. Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Humbero Panzetti, a modalidade foi escolhida para desmistificar a idéia que o tênis só pode ser jogado por pessoas que possuem poder aquisitivo maior.

“O tênis trabalha conceitos como a ética, moral e disciplina, contribuindo na formação do cidadão” – disse Panzetti. Para ajudar na elaboração da proposta pedagógica da modalidade no município, o secretário contará com a ajuda da ex-tenista Patrícia Medrado, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos do México, em 1975, que desempenha trabalhos na área social com foco no tênis. Medrado também falou um pouco sobre o que achou dos projetos de esporte e lazer que Embu está oferecendo a população. “Percebo que Embu se preocupa com o esporte e a qualidade de vida da população. Vejo que aqui existem projetos diversificados e as pessoas que os executam fazem com carinho” – falou Patrícia.

Sobre a atleta

Natural de Salvador, na Bahia, Patrícia Medrado começou a se interessar pelo tênis jogando frescobol nas praias de sua cidade. Com dez anos, sua tia Rose Summer a viu jogando e a levou para treinar na Escola Associação Atlética da Bahia. Com apenas 15 anos, estreou no Campeonato Brasileiro da categoria. Ela foi durante 11 anos consecutivos – de 1974 a 1985 – a tenista nº 1 do ranking brasileiro. Além disso, ficou entre as 50 melhores tenistas do mundo (1982) e a 9ª colocada na categoria de duplas. Apesar de ter se tornado tenista, Patrícia conciliou a vida de esportista com os estudos e se formou em educação física e fisioterapia.

Seus principais feitos foram a medalha de prata dos Jogos Pan-americanos do México, em 1975, pentacampeã da Copa Santista de Tênis e campeã dos torneios na França, Estados Unidos, Itália, Espanha e Japão. Encerrou a carreira em 1989 e passou a exercer a função de técnica de atletas profissionais, depois foi dona de uma academia e organizou eventos esportivos. Atualmente, ela é Diretora Executiva do Instituto Patrícia Medrado, que promove aulas de tênis nas escolas públicas de São Paulo e em outros espaços públicos atendendo pessoas de 4 a 80 anos.

----
Compartilhe nas redes sociais