Com 87 anos, a artista romena é a mais antiga de Embu
O Mês da Mulher mostra a presença feminina na arte por meio da exposição Autonomia: Substantivo Feminino, que vai até 7/4. A homenageada deste ano é Ester Rubakov ou Ester do Embu, 87 anos, romena que vive na cidade há 50 anos e que a retrata nas suas bonitas peças de porcelana, que também estão na mostra.
Ester já participava dos movimentos de arte na cidade nos anos 1960 e ajudou na organização do Salão de Arte a partir de 1965, na sua segunda edição. “Um dia, parou”, disse Ester sobre a interrupção do Salão, que foi resgatado em 2010 com o Anuário Embu das Artes – 27º Salão de Artes Plásticas, projeto conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura e uma promessa de campanha cumprida pelo prefeito Prefeito.
O secretário adjunto de Participação Cidadã, Edson Ferreira, depois de destacar que o governo municipal não só garantiu espaço – a exemplo do recém-inaugurado Centro de Referência da Mulher (CRM) –, mas discute política pública para as mulheres, disse que o homem tem com elas uma dívida histórica e que deve respeitar as suas conquistas em todos os setores. “Esta é a terceira edição da exposição do mês da mulher e homenageamos Ester por ser uma das nossas mais antigas e principais artistas”, disse Marisa Araújo, assessora de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do município.
Ester agradeceu a homenagem, lembrando que o artista e o artesão da cidade precisam de mais apoio para ter uma terceira idade mais tranquila. Ela, que “mora de aluguel e vive do seu trabalho”, reconheceu na instalação de câmeras no Centro Histórico a garantia de segurança para todos, mas quer mais estacionamento para receber mais turistas. A exposição conta com obras de: Angelica Barbosa, Enedina, Célia Santiago, Claudia Scassio, Eliene farias de Souza, Esther Rubacov, Dalila Penteado, Linda Jade, Lindauria, Maria José jaque, Meire, Mônica Alvarenga, Patrícia Gonzalez, Terê, Tânia Alves, Raquel Trindade, Rebeca Jaque, Rita de Biaggio, Sílvia Maia, Valéria Benatti, Suely Conte Castilho, Dora Prates, Eunice Maria da Silva.
A mostra, aberta em 18/3, foi apresentado vídeo sobre o trabalho e com depoimentos das artistas participantes, produzido por Jéssica de Souza Andrade e Fernando Farias. “É um vídeo sobre mulheres que lutaram cada uma no seu tempo fazendo um laço com as mulheres que estão aqui agora”, disse Jéssica. Participaram ainda da abertura da mostra o secretário de Cultura, Paulo Oliveira, o curador Paulo Dud, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renato Gonda, e artistas.
Visite a exposição Autonomia: Substantivo Feminino até 7/4, das 9 às 17h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico).Entrada franca. Mais informações no tel. (11) 4785-3563.
Veja o vídeo da exposição