A Estrada da Barcelona está recebendo infraestrutura de pavimentação viária, micro drenagem e acerto da geometria dentro do programa Asfalto Novo. Aproximadamente 40% da obra estão com a captação de águas pluviais, guias e sarjetas finalizadas. O asfalto deste trecho de 1.000 metros, que compreende a estrada Estrada D. Maria J. Ferraz Prado até o antigo prédio do Colégio Ecco, já está recebendo o binder, uma camada asfáltica utilizada pra proteger a base do asfalto, e ainda receberá a capa asfáltica final.
O trecho do colégio até o Campo da Embuense, aproximadamente 540 metros, ainda não sofreu nenhuma alteração, pois depende de autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para realizar corte de algumas árvores. Além disso, há também a espera pela mudança de lugar dos postes da estrada, serviço já solicitado à Eletropaulo e que aguarda um parecer positivo. O trecho após o campo (860 metros) já tem guias e sarjetas instaladas e parte da pavimentação iniciada. A obra deve ser finalizada 90 dias após todas as licenças serem concedidas.
Ao todo, serão 2,5 quilômetros de asfalto, guias e sarjetas que trarão mais conforto e mais segurança para os moradores. A obra ligará a Estrada D. Maria J. Ferraz Prado à Estrada Velha de Cotia beneficiando aproximadamente 6.900 moradores.
A obra, uma solicitação antiga dos moradores do local, está orçada em R$ 2.914.885,48, financiados pela concessionária SP Vias, e será executada pela Firpavi Construtora e Pavimentadora S/A.