Estudantes da cidade participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

09/06/2015 - 0:00
Estudantes da cidade participam da Olimpíada Brasileira de Matemática
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No dia 2/6, 587 estudantes das escolas municipais Paulo Freire e Valdelice Aparecida de Medeiros Prass, participaram da primeira fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A iniciativa é do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A olimpíada é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e tem com o objetivos estimular o estudo da matemática,  revelar talentos na área, contribuir para a melhoria na qualidade da Educação Básica, promover inclusão social, dentre outros.

Os estudantes foram divididos em dois níveis, de acordo com o grau de escolaridade: nível 1, com 202 alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, e nível 2, com 385 estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.

A OBMEP será realizada em duas etapas, sendo a primeira aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Para a segunda fase, haverá aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios do regulamento. A divulgação dos classificados acontece em agosto. A segunda fase ocorrerá em setembro e a divulgação dos premiados, em novembro.

Formação especial na disciplina

Dando continuidade à formação continuada “Diálogos Curriculares”, iniciada em fevereiro, representantes da Secretaria de Educação participaram do Seminário “O ensino de Matemática para alunos surdos: Dentro e fora do texto em contexto”, organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Com o objetivo de qualificar repertórios, ampliar o documento subsidiário da rede e atender a Meta 4 do Plano Municipal de Educação (que visa proporcionar acesso à educação básica e ao atendimento educacional para a população de 4 a 17 anos com deficiência). Durante a formação, foi debatido o ensino de Matemática para alunos surdos, articulando a Educação Matemática Inclusiva aos preceitos dos estudos culturais dos surdos.

Participaram a assessora Técnico Pedagógica Sandra Pereira Lopes, as supervisoras da Educação Especial Evelise de Carvalho Gonçalves e Rosangela Rizzi, professores de Matemática dos anos finais e do Atendimento Educacional Especializado (AEE/SAED), e equipe multidisciplinar do CED Armando Vidigal.

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