A cerimônia oficial de inauguração da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Embu aconteceu nessa segunda-feira (25/10), com a presença do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, do secretário de Desenvolvimento do Estado, Luciano de Almeida, do prefeito Prefeito e das principais autoridades locais e da região, recepcionados pela diretora Lívia Martins Arruda. Também participaram da solenidade os estudantes que já frequentam os cursos em atividade desde julho, celebrando a conquista do ensino profissionalizante na cidade.
Prefeito declarou sua satisfação em receber a ETEC e ressaltou que a construção do Rodoanel na região atraiu a instalação de grande número de empresas, aumentando significativamente a necessidade de formação técnica para os jovens. Já o pronunciamento do governador Goldman foi enfático em valorizar o empenho da prefeitura de Embu ao doar o terreno para a construção do prédio, o que tornou possível instalar a Escola Técnica na região. O evento encerrou com a benção do bispo emérito Dom Emílio Pignoli, da Diocese de Campo Limpo, representando das entidades religiosas envolvidas no processo de conquista da escola. Dentre as autoridades de destaque estavam ainda a diretora Laura Laganá, do Centro Paula Souza; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Embu e Região (ACEER), Haroldo Marchetti; e os vereadores Carlos Pires, Julio Campanha, Aparecido Pereira Dias (Didi), Carlos Proença, João Leite, Maria Creusa Gomes (Ná) e Silvino Bonfim.
Disposta a enfrentar a dupla jornada, a estudante Caroline Macedo de Souza, de 16 anos, moradora do Jardim Santa Emília, está cursando o Ensino Médio regular, na Escola Estadual Eulália Malta e o curso técnico de Secretariado na ETEC, à tarde. “O curso está além do que eu esperava, pois, diferente do que as pessoas pensam, uma secretária não cuida só da agenda do chefe, e por isso, temos aulas de ética, inglês, espanhol, informática e muitos outros conhecimentos para ser uma exímia secretária ”, comentou a estudante que elogiou o ambiente, equipe pedagógica e a estrutura oferecida, fatores que, segundo ela, tornam a rotina de estudos menos cansativos.
A ETEC, que iniciou as atividades como extensão da unidade de Cotia, agora torna-se independente. Por essa mudança, as turmas do primeiro processo seletivo que acontece em novembro, farão parte do Ensino Médio (80); técnico em Contabilidade (80); e os cursos técnicos em Informática, Logística, Rede de Computadores e Secretariado têm 40 vagas cada, num total de 320 vagas. Contabilidade foi um dos cursos mais procurados no processo seletivo para 2011 e o Centro Paula Souza, responsável pelos conteúdos, dobrou a oferta de vagas, passando de 40 para 80. A demanda foi de mais de 13 candidatos por vaga, seguido por Rede de Computadores, 10,78, e Logística, 10,13. O curso de informática teve demanda de 8,45 candidatos por vaga e o de Secretariado, 7,30.
Os candidatos que se inscreveram no Vestibulinho das ETECs para o primeiro semestre de 2011 poderão conferir a lista de locais do exame no dia 16 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 21 de novembro, às 13h30.
Ouça a entrevista da estudante Caroline Macedo
Ouça o prefeito Prefeito
Ouça o Governador