A Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes realizou uma celebração das suas “ações em educação ambiental no ano de 2024”, em evento ocorrido na sexta-feira (29/11) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.
As ações, direcionadas aos estudantes da rede municipal de ensino, tiveram, entre seus objetivos principais, conscientizar os alunos sobre a necessidade de destinar corretamente os resíduos sólidos produzidos pelo ser humano, incentivar a sustentabilidade ambiental por meio de práticas individuais e coletivas, orientar e estimular a criação de horta escolar, entre outros, com iniciativas como o projeto “As Aventuras do Super Coletor”, em parceria com a Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos (Amlurb), a separação de materiais recicláveis como latas e plásticos e a coleta de óleo de cozinha usado.
“Sem a educação a sociedade não se transforma”, disse o secretário de Educação de Embu das Artes, Clecius Romagnoli, parafraseando o educador Paulo Freire. Romagnoli lembrou dos efeitos climáticos ocorridos recentemente, como as tempestades extremas com fortes ventos que arrasaram várias cidades da Grande SP e a avassaladora enchente do Rio Grande do Sul. “Esses dois exemplos mostram ao aluno as consequências maléficas do desequilíbrio ambiental para todos e a importância do engajamento das próximas gerações para a conscientização ambiental, visando o futuro. Por isso, devemos fortalecer e ampliar a educação ambiental”, concluiu o secretário.
Fotos: Bruno Albarello