Exposição mostra obras de arte criadas por idosos

11/09/2014 - 0:00
Exposição mostra obras de arte criadas por idosos

“A Experiência é uma Arte” é o nome da exposição de obras artísticas criadas por idosos, que ficará aberta de 12 a 18/9 no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de abril, 29, Centro).

Serão exibidas pinturas em telas e tecidos, mosaicos, artesanatos, tricot, crochet, entre outras criações, dos alunos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional de Embu das Artes. Os trabalhos resultaram dos cursos ministrados pelo CCI a cerca de 30 pessoas da 3ª idade.

A ideia surgiu nos Jogos Cooperativos da Melhor Idade que ocorreu em julho deste ano. Na ocasião, os participantes manifestaram a vontade de mostrarem suas artes.

“ A expectativa dos idosos é grande, pois terão oportunidade de expor suas obras para um público maior, em um espaço cultural com visibilidade e reconhecido na cidade”, disse a coordenadora do CCI, Rosemari Lopes da Silva.

O projeto aumentou a participação e o ânimo dos idosos nas aulas, proporcionando melhor qualidade de vida. É o caso de um dos alunos que, após ter sofrido um AVC, passou a frequentar o curso, mesmo com limitações físicas e motoras. A partir da experiência, ele melhorou sua autoestima, coordenação corporal, dicção e descobriu o prazer pelas artes plásticas.

Além do incentivo e valorização, as obras estarão identificadas com nome e telefone do autor, abrindo a possibilidade de atrair interessados em encomendar trabalhos e podendo gerar renda para os expositores.

Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Endereço: Largo 21 de abril, 29, Centro, Embu das Artes-SP