Artistas plásticos de diversos Estados integram a 20ª Exposição Itinerante Direitos do Homem e da Criança, que abre nesta terça-feira, 12/4, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Na mostra, 14 artistas expressam em suas obras o direito básico do ser humano. Há imagens do inconsciente, fotojornalismo, retratos lúdicos, registro de situações reais feitos pelos artistas plásticos Beatriz Mignone, Cida Monteiro, Denise Moraes, Elaine Freitas, Heloísa Roessing, Márcia Bührer, Maria Rita de Souza, Marlene Vasconcellos, Nancy Rabello, Osvaldo Nascimento, Silvana Borges, Silvia Godoy, Teonice Rosa e Túlia Capello. Os artistas são dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais.
O grupo Água, criado em 2007, é formado por 18 artistas plásticos que se conheceram em sites de relacionamento e decidiram defender a água. Uma artista envolvida com o tema, avisou que se todos mandassem as obras ela faria a exposição. Ninguém se conhecia, todos mandaram as obras, a primeira mostra foi realizada e o nome adotado pelo grupo. Depois de 33 exposições pela preservação da água no planeta, o grupo decidiu ampliar a proposta de defender outras causas. Nas conversas no orkut todos comentavam sobre o caso Isabela Nardoni, a menina assassinada pelos pais em São Paulo, e alguém sugeriu uma exposição para defender os direitos da criança. Ler o Estatuto da Criança e do Adolescente foi o primeiro compromisso de todos, que tinham de a partir daí criar suas obras para a exposição que está no Centro Cultural em Embu.
Realizada pelo grupo Água com apoio do Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, a mostra é educativa e sem fins lucrativos, segundo a artista Silvana Borges, de Osasco. É dirigida ao público em geral e às crianças. Os Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares (zonas 341 e 391) de Embu já agendaram uma visita.
A exposição, com entrada gratuita, vai até o dia 28 de abril, das 9 às 18 horas, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro).