Expositores da Feira participam de 1º Seminário

18/10/2007 - 0:00
Expositores da Feira participam de 1º Seminário
Acessibilidade

De modo inédito na história de quase 40 anos da Feira de Embu das Artes, expositores se reuniram para participar do 1º Seminário Embu: Arte e Artesanato – Caminhos da Identidade e da Excelência, evento realizado na terça-feira (16/10) pela Prefeitura da Estância Turística de Embu através da Secretaria de Turismo. O Auditório da Prefeitura recebeu 150 pessoas entre expositores, autoridades, palestrantes e convidados, que demonstraram interesse em debater os objetivos do encontro: “resgatar a visibilidade social e estimular as manifestações artístico-artesanais de pintores, escultores, joalheiros, artesãos, entre outros”.

Em quatro painéis temáticos foram tratados assuntos como a importância da sindicalização de artistas e artesãos, detalhada pela escultora Tônia do Embu, coordenadora do Memorial Sakai, que representou Antonietta Tordino, presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo. Representando as entidades que comercializam na feira, Airton Gomes falou da experiência de sucesso da Casa do Artesão, da qual é vice-presidente, e reiterou a necessidade de organização e participação de artistas e artesãos para que Embu se mantenha como referência nacional nesse segmento. Já Toninho Macedo, diretor artístico da Abaçaí Cultura e Arte do Revelando São Paulo, defendeu a resistência desses profissionais de Embu ao “industrianato” para preservar a arte original e a identidade artística-cultural que destaca a estância turística no Brasil e exterior. Em primeira mão, Renan Novais, sociólogo e ouvidor da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) informou que os artesãos de Embu podem se orientar, cadastrar ou renovar a carteira de associado no próprio município, em parceria inédita com a Secretaria de Turismo.

Para a Prefeitura, o seminário é parte das iniciativas da atual gestão de Embu que incentiva a participação democrática de todos os segmentos sociais na vida da cidade. O prefeito Prefeito lembrou que há cerca de sete anos a feira apresentava grande número de artesanato industrial, que a descaracterizava. “A feira é conhecida no mundo todo e devemos melhorá-la sempre. Acredito que a solução está entre nós, entre quem faz e quem está na ponta. Com a capacidade e o talento que vocês têm, vamos conseguir avançar muito mais”. Além das palestras, sob a mediação do secretário de Turismo Walter Rocha o encontro foi oportuno para que os expositores apresentassem suas opiniões e propostas.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: