A qualidade de vida no planeta, desde o direito do homem às necessidades básicas até as políticas de meio ambiente, norteou os debates durante o 8º Encontro Nacional de Fé e Política, com o tema Em Busca da Sociedade do Bem-Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política, realizado dias 29 e 30/10. “Este encontro é a reafirmação de todos que acreditam que o mundo pode ser melhor a cada dia”, disse o prefeito Prefeito, de Embu das Artes, cidade que foi sede do evento, o qual contou com 3.700 participantes credenciados.
Saúde, moradia, trabalho merecem todo respeito, na visão de dom Luiz Antônio Guedes, bispo da Arquidiocese de Campo Limpo. “Os que vieram estão comprometidos com a vida melhor para todos. É preciso satisfação das necessidades, convivência social e ecológica em harmonia. O bem viver tem muito a ver com o reino de Deus”, declarou. O bispo elogiou a dedicação do padre Jaime Crowne, coordenador do encontro, Teresinha Toledo e Lucila Pisani, responsáveis pela coordenação nacional. “Sou um novato na região em que estou há apenas três anos e que o padre Jaime está há quase
Todos participaram ativamente das 17 plenárias temáticas, com respeitáveis conferencistas que abordaram assuntos sobre direitos humanos, economia, agroecologia e agronegócio, trabalho, relações de gênero e raça, saúde, comunicação entre outros. O teólogo e escritor Frei Betto falou de Espiritualidade e Consciência Planetária – Mística dos/as Mártires, autografou diversos livros e foi rodeado pelo público. O evento contou com a Feira Solidária, de livro, arte e artesanato, e a Caminhada dos Mártires (para lembrar Santo Dias e os 90 anos de dom Paulo Evaristo Arns), quando os participantes foram até o Centro Histórico da cidade.
Na Plenária Geral, Leonardo Boff, não compareceu por problemas de saúde. No entanto, o monge beneditino Marcelo Barros, falou em seu lugar e encantou a platéia. Para o monge, a transformação social tem de partir da individualidade de cada um. Já que se você não muda, nada acontece. Isso indica que as mudanças partem do individual, não do coletivo. A pastora metodista Nancy Cardoso, Pastoral da Terra, expôs a sua visão do bem viver a partir da relação da mulher com a terra, a sua visão e contribuição e emocionou muitas mulheres presentes.
Os participantes Helder da Cunha e João Lucas de Paulo, de Uberlândia, elogiaram o encontro:”Ele oferece a conscientização sobre os problemas sociais e reciclagem”. Elogiaram Frei Betto por sua atuação, livros, conferência. E fazem parte do grupo em que o teólogo confia. Na sua coletiva à imprensa, quando perguntado sobre a participação dos jovens, disse: “Como na música, não confio em ninguém com mais de 30 anos. Nenhum grande ativista começou após os
O 8º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado no Centro de Convenções do Caipirão, contou com a participação de secretários municipais, do deputado estadual Prefeito, de prefeitos de diversos municípios do País, entre dezenas de autoridades de 23 Estados brasileiros e do exterior.