A partir de segunda-feira, 22/1, a vacinação contra a febre amarela em Embu das Artes será restringida apenas para moradores e pessoas que trabalham no município. Para isso, será necessário apresentar documentos que comprovem a residência ou o local de trabalho na cidade.
Até agora, 160 mil pessoas já foram vacinadas no município e estão sendo aplicadas cerca de 15 mil doses por dia. Entretanto, estima-se que cerca de 50% dos imunizados não moram em áreas de risco e residem em outras cidades, diferente do cidadão embuense que agora terá prioridade nos postos de vacinação.
Em áreas florestais, a doença é transmitida através do mosquito Haemagogus, já no meio urbano o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, é o principal vetor. Eles picam o macaco infectado e passam a transmitir para seres humanos, por isso pessoas que moram em cidades com maior concentração de florestas devem ser imunizadas. Vale lembrar que o macaco não é transmissor da doença, por isso não deve ser atacado.
Para receber o medicamento em uma das UBS de Embu das Artes, será necessário apresentar pelo menos um dos seguintes comprovantes:
Moradores:
Comprovante de residência (conta de luz, água), Cartão Cidadão embuense ou cartão de matrícula do posto de saúde
Pessoas que trabalham em Embu das Artes:
Carteira de Trabalho (CTPS), ou Declaração da empresa