A produção de mais de trinta oficinas de arte e artesanato da rede de Saúde Mental e Economia Solidária (ECOSOL) foi exposta na 2ª Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, na Praça da Lagoa, centro de Embu, no domingo (6/12). Os grupos vieram de vários bairros de São Paulo, da região metropolitana e de diversas cidades do estado para promover as ações de inclusão e incentivo a pessoas em situação de exclusão social.
Pintura em tela, marcenaria, bijuterias, confecção em tecido e produtos em material reciclado feitos por grupos dos Centros de Atenção Psicosocial (CAPS) e Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO) eram vendidos a preços populares e dividiram público com a Feira de Artes de Embu. Representando o Fórum Paulista de Economia Solidária, Leonardo Pinho, agradeceu pela iniciativa de Embu em promover a feira anualmente e falou da importância de ampliar as iniciativas.
O CAPS Embu fez o lançamento da linha de bijuterias “Brasileirinha” e expôs sua variedade de produtos. Um destaque do evento foi o desfile da marca “Dasdoida”, que teve participação na novela da Rede Globo de Televisão para divulgar o combate ao preconceito com os usuários do sistema de Saúde Mental. A escola de samba X-9 Paulistana, que mantém a ala “Loucos pela X”, apresentou um bloco com as fantasias confeccionadas na oficina do programa de inclusão mantido pela agremiação.
A doutora Ana Luiza Aranha, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) que participa da coordenação do evento, ressaltou ainda que o todos somos protagonistas no trabalho de intensificar a rede ao promover a capacitação e formar empreendedores.
A parte cultural da feira ficou por conta da abertura com a Banda Municipal de Embu e apresentações de danças, da Associação Amigos Violeiros de Embu, MPB e imitações de artistas.