JW Brasil 2019, um mega congresso internacional das Testemunhas de Jeová que aconteceu em nosso país, trouxe para São Paulo aproximadamente 50 mil pessoas de 42 países dos quatro continentes.
E Embu das Artes foi a cidade escolhida como rota turística de aproximadamente 4 mil desses congressistas, que passaram por aqui nos dias 10, 11 e 16/7.
Os turistas ficaram muito entusiasmados com a receptividade dos artistas e demais expositores, consumindo arte e conhecimento da nossa cultura, gerando fortalecimento da economia local, levando nossa arte para os quatro cantos do planeta.
“Esse foi um evento maravilhoso para a cidade. Há 2 meses estamos em conversa com o pessoal da igreja, que fez uma única exigência: que a feira de artes estivesse nas ruas da cidade durante a semana, pedido que foi prontamente atendido por mais de 200 expositores. Certamente nossa arte e cultura estarão em diversos países”, disse a secretária de Turismo, Rosana Almeida. Todos os expositores abordados foram unanimes em afirmar que há tempos não tinham uma semana tão boa e lucrativa. “Estamos encantados com a educação e alegria deles”, disse uma expositora.
Dois dos organizadores, Alexandre Villa Nova e Rodrigo Lula, contaram que a cidade foi escolhida por sua diversidade cultural: “Sabemos que muitos gostam de conhecer a arte e cultura do país que visitam, e Embu das Artes reúne boa parte disso tudo em sua feira. A receptividade de todos da Prefeitura, dos expositores também foram excelentes”, disseram, lembrando que todo o trabalho do grupo é voluntário.
Estevão Balo e Joyce Massochi são angolanos. Ela mora em São Paulo há 3 anos e ele visita do Brasil pela primeira vez: “Estou encantado, a cidade é muito linda e merece ser preservada”, disse Balo. “Estou impressionada como as obras de arte se parecem com algumas que temos lá em Angola”, falou Joyce.
“Estou adorando a cidade e com os preços, pois são ótimos”, afirmou entusiasmada a turista americana Natasha Taylor.
Roberto de Andrade é morador do bairro da Ressaca e frequenta a igreja. Veio fazer trabalho voluntário para receber aos estrangeiros de sua congregação: “Achei muito bom escolherem nossa cidade, muitos disseram que Embu das Artes é linda”.
“Essa é minha primeira vez no Brasil e aqui na cidade, estou adorando, pois além de ser lindo, as pessoas são muito receptivas”, contou o italiano Alessandro Paci.
“Adorei a receptividade do povo dessa cidade, estou maravilhado. Na minha cidade, os vizinhos mal se cumprimentam”, falou o inglês Theophelus Simwanja.
Marcia Calori mora no Butantã e é chefe de cozinha e professora de inglês. Ela tirou alguns dias de folga de seus trabalhos para realizar acompanhamento e ser tradutora voluntária. “Ajudar meus irmãos é um grande privilégio”.
A igreja
As Testemunhas de Jeová são uma denominação cristã que nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos, e que possuem adeptos em 240 países e territórios autônomos, com cerca de 8,5 milhões de praticantes, apesar de reunirem um número superior de simpatizantes.
Fonte: Wikipédia