Feira de Empregabilidade dá formação sobre mercado de trabalho para jovens

08/05/2017 - 11:19
Feira de Empregabilidade dá formação sobre mercado de trabalho para jovens

A 1ª Feira da Empregabilidade ocorreu sábado (6/5) na ETEC Embu das Artes, em parceria com as secretarias municipais do Trabalho e Emprego e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, com a presença do vice-prefeito Dr. Peter, vereadores Carlinhos do Embu e Daniboy e secretários.

O evento teve o objetivo de despertar o potencial empreendedor nos jovens e orientá-los para o início no mercado de trabalho com foco em aproveitar as oportunidades e superar as dificuldades. Os alunos participaram de algumas palestras que abordaram os temas “Entrevista de Emprego” e “Como Vencer Desafios”.

Durante toda feira foram disponibilizados alguns serviços da Secretaria de Trabalho e Emprego e da Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Embu das Artes como: emissão da carteira de trabalho, orientações e cadastros de currículos (PAT), oficinas de artesanatos (Casa do Artesão), informações sobre captação de recursos (Banco do Povo), empreendedorismo e assistência ao empreendedor (SEBRAE), Código de Defesa do Consumidor (PROCON) e serviços de estágio, aprendizagem e cadastro (CIEE).

O encerramento foi um painel interativo com o tema: “Desafio do Empreendedor”, onde os convidados narraram suas próprias histórias e compartilharam experiências como empreendedores. Em seguida, os alunos fizeram perguntas em busca das estratégias para obter sucesso.

O secretário de Trabalho e Emprego, Paulo Vicente, atribuiu a preparação acadêmica como ferramenta essencial para o crescimento. “Devemos acreditar na potencialidade humana, afirmando que a maior barreira para o desenvolvimento humano é o preconceito social”, disse.

O CEO do Grupo Belas Artes, Adalberto Camelo, ressaltou a necessidade de cada um procurar aquilo que gosta de fazer para se sentir feliz: “Com a força de vontade podemos atingir nossos objetivos”.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Alcionei Miranda, afirmou que a coragem e a ousadia devem fazer parte no cotidiano do jovem empreendedor e a vergonha nunca deve ser um obstáculo. “Empreender é olhar onde todos estão olhando e enxergar o que ninguém está vendo”, declarou.