Durante todo o domingo, 10/4, no Parque do Lago Francisco Rizzo, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Embu das Artes, promoveu a Feira Caminhos para a Saúde, onde representantes de toda a rede municipal de saúde mostraram à população os serviços e ações de promoção de saúde que o município possui.
Em um local que pode ser considerado sinônimo de saúde, como o Parque Rizzo, por conta da sua área verde com ar puro, academia pública e pista de cooper, por exemplo, a Prefeitura proporcionou muitas atividades: oficina de Saúde Bucal para crianças, mesas das Unidades Básicas de Saúde apresentando seus trabalhos, vídeos educativos e esclarecimentos de dúvidas, conversas sobre sexualidade na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticonceptivos, medição da troca de oxigênio pulmonar, pressão arterial e taxa de glicose e encaminhamentos e orientações. Além disso, os participantes puderam fazer Lian Gong, Dao Yin, caminhada monitorada e conferir atrações musicais e culturais, como dança de salão e teatro.
“Temos que romper esse paradigma que saúde é sinônimo de doença porque não é verdade, muito pelo contrário, saúde é vida. Caminhos para saúde nós temos muitos, mas um aspecto é primordial: a união de todos, poder público e comunidade, pois ela é importante para criticar, fiscalizar e dar ideias” – disse a secretária de Saúde, Sandra Magali.
O evento agradou a população, como é o caso do morador do Parque Esplanada, Francisco Ferreira, de 62 anos. “Cheguei agora, mas já fui logo medir minha pressão (arterial) e buscar uma orientação, pois tenho diabete e tenho que acompanhar sempre. Acho ótimo esse evento porque é gratuito e atende a quem precisa” – opinou Francisco. Outra pessoa que saiu satisfeita foi Vera Lucia Nischnopski, 45, do Itatuba. “É um evento muito bom e deveria ter mais porque muita gente não sabe esses serviços importantes que a Prefeitura oferece” – falou Vera.