A Festa Julina da 3ª Juventude realizada, em 18/7, na Unidade Básica de Saúde Eufrásio Pereira da Costa, que atende moradores dos Jardins Tomé, Silvia e Santa Luzia, com certeza ficará na memória de seus usuários. Além dos idosos, a celebração também acolheu e integrou adultos, jovens e crianças das três comunidades.
Segundo Jeane Soares Vieira, gerente da UBS, a festa cumpriu com seu objetivo: “Foi bem interessante observar a mudança da dinâmica de funcionamento da unidade, vendo a população, em especial as crianças, circulando pelo prédio de outra maneira. Foi uma tarde especial”.
Jeane também falou sobre o atendimento além dos procedimentos técnicos na terceira idade: “Faz parte do nosso trabalho estimular a valorização pessoal das pessoas que já passaram dos 60 anos. Não deixá-las cair no isolamento é uma das nossas preocupações. Além do atendimento preferencial, elas também têm a oportunidade de participar de atividades como lian gong, caminhada monitorada e grupos de discussão sobre diabetes, hipertensão e qualidade de vida”.
Maria Madalena (67) e Jorge Sodré (72) são frequentadores do grupo “Hiper Dia”, realizado às quartas e sextas-feiras na Unidade, e falaram sobre a experiência: “A gente participa toda semana. Tenho aprendido muito, conversamos sobre diabetes, pressão alta, alimentação e também sobre as nossas famílias, filhos, igreja, sobre tudo”, contou Maria Madalena. “Minha vida melhorou muito, parei de beber e de fumar e agora me sinto outra pessoa. Vivendo e aprendendo”, completou Jorge.
Além de comes e bebes, preparados pelos próprios usuários, a festa também contou com música, dança, pescaria, jogos e intervenções culturais. A UBS Eufrásio é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1.800 idosos.