A padroeira Nossa Senhora do Rosário será lembrada mais uma vez neste ano, por iniciativa da Companhia de Jesus, com a Festa que será realizada na tarde do dia 9 de outubro (dois dias depois do Dia de Nossa Senhora do Rosário, que é 7/10), em frente ao Museu dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67, Centro Histórico). Haverá apresentação de música, dança e contação de história. Veja a programação a seguir, aberta ao público e gratuita:
15h: JOVENS DO PROJETO OCA
O grupo da oficina de teatro das Oficinas Culturais Anchieta (OCA) fará uma pequena intervenção artística com música, dança e contação de história. As oficinas OCA fazem um resgate da vocação artística da cidade através de oficinas de arte e artesanato com crianças da comunidade. As atividades, gratuitas, são de entalhe em madeira, escultura, modelagem em argila, pintura e teatro.
Padroeira de Embu das Artes
Fundada pelos padres da Companhia de Jesus na primeira metade do século
A tradição da festa tem origem na batalha travada entre turcos e cristãos, em 7 de outubro de 1571 na Grécia. Nessa data o papa Pio V declarou que a vitória cristã fora possível graças à ajuda de Nossa Senhora do Rosário. A festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V em 1571, quando se celebrou a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto, quando os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, venceram os turcos otomanos. No Brasil, os festejos à santa chegou com os colonizadores portugueses e tornou-se uma das principais festas da tradição popular.