Festa de Santa Cruz, mais cultural a cada ano

20/05/2010 - 0:00
Festa de Santa Cruz, mais cultural a cada ano
Acessibilidade

As atrações típicas da cultura paulista estão conquistando cada vez mais público na Festa de Santa Cruz de Embu das Artes. Nas noites de 14 a 16 de maio, milhares de pessoas passaram pelo Mirante do Cruzeiro para ver as danças e festejos mais tradicionais do estado de São Paulo, ligados à celebração do símbolo cristão. Esse ano, acompanhando abertura religiosa do grupo de Adoração à Santa Cruz, a programação contou com grandes apresentações de grupos locais e regionais, além de shows musicais de sucesso nacional.

Na agenda cultural da região, a Festa de Santa Cruz de Embu das Artes já é uma das mais lembradas, por reunir grupos como Dança Trança-fita de Vargem Grande Paulista, Congada do Parque São Bernardo, Folia de Reis do Marajoara, Jongo de Embu, Mulungu (coco), Teatro Popular Solano Trindade e Quadrilha Iototico, Associação Amigos Violeiros de Embu (ASAVE), preservando as legítimas tradições. E, completando o programa caipira, duplas sertanejas e outras atrações, como Mococa e Paraíso, Folias Sagradas, Lucylla e Lucyana, Trio Sabiá, e Pedro Bento e Zé da Estrada animaram um público saudosista dos costumes do interior.

Famílias inteiras se reúnem na Festa e aproveitam o ambiente, a gastronomia e os fandangos. Sempre nas noites de outono, com a fumaça da fogueira e os cheiros de comida da fazenda, logo os frequentadores se sentem acolhidos e entram na roda para dançar. Avós, pais, filhos e netos participam desse encontro com as origens do povo paulista, promovido pelo governo da cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura e que todo ano se intensifica.

----
Compartilhe nas redes sociais