Festa de Santa Cruz no Centenário do Mestre Sakai

30/04/2014 - 0:00
Festa de Santa Cruz no Centenário do  Mestre Sakai
Acessibilidade

Começou neste sábado, 3/5, a tradicional Festa de Santa Cruz de Embu das Artes. Essa é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Estado de São Paulo e a mais antiga da cidade. A festa  é uma oportunidade única de reviver uma tradição, junto com os adoradores de Santa Cruz de Embu e de outros municípios vizinhos (Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra). A região foi percorrida pelos jesuítas e as cidades formam o cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento.

A abertura da festa se dá com a reza do terço na Capela da Família Cachoeira, neste sábado às 19h. De 14 a 18/5, acontecem diversas atividades com muita música e comes e bebes. Este ano, além da missa e do terço, da procissão das rezadeiras e as danças típicas, também será comemorado o centenário do Mestre Sakai de Embu (1914 – 2014), artista  considerado o principal escultor em terracota do Brasil e um dos principais incentivadores da festa de Santa Cruz.

Um pouco da história

A Festa de Santa Cruz foi iniciada pelos padres jesuítas a partir do século XVII. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Na tradicional Festa de Santa Cruz de Embu há o levantamento do mastro e os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.

Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. A população se encarrega de cantar os versos de louvor. Por ocasião do IV Centenário de São Paulo, em 1954, a dança de Santa Cruz foi considerada contribuição da cultura índio-jesuítica para a formação do estado de São Paulo.

Algumas pessoas se destacam na realização da festa, entre elas Cidinha Carpi (Aspectos Religiosos), Noêmia Cachoeira (dança dos adoradores da Santa Cruz), Nilton Silva (Mestre da Folia de Reis Marajoara), Solemar (Mestre do Jongo Embu das Artes), Ditinho (Mestre da Congada de São Bernardo do Campo) e Tônia do Embu (Coordenadora do Memorial Sakai).

Clique aqui para ver a programação

Serviço:

Festa de Santa Cruz

De 14 a 18 de maio

A partir das 17h

Local: Cruzeiro (Memorial Sakai)

Rua Rebolo Gonzales, 185

Vila Cercado Grande

Entrada Franca

----
Compartilhe nas redes sociais