Festival de Cultura Japonesa: a relação entre o Taiko e a felicidade

25/06/2014 - 0:00
Festival de Cultura Japonesa: a relação entre o Taiko e a felicidade

A 7ª Edição do Festival de Cultura Japonesa continua com programação animada. Na tarde, de quarta-feira, 25/6, o pátio da Prefeitura  de Embu das Artes foi palco para uma belíssima apresentação de Taiko do grupo Kodaico. A peça, com duração de 1h, atraiu servidores públicos, munícipes e visitantes e contou com a presença do prefeito Prefeito.

O grupo, cujo nome é a junção de Kô – leitura do ideograma japonês Kanji, que representa a felicidade –  e daiko que significa Taiko, ou, tambor, tem por filosofia ser feliz fazendo o que gosta, ser feliz tocando tambor. Segundo o idealizador, Roger Kozo Imamura, o Kodaico foi criado em 2010 e, atualmente, conta com aproximadamente 40 integrantes, entre 6 e 47 anos, e 11 peças musicais.

“Diferente de grupos mais performáticos, o Kodaico prioriza a filosofia de ser feliz. Claro, mantemos a sintonia básica entre os movimentos mas, cada integrante toca expressando os próprios sentimentos”, explicou Roger.

Marilda Passos da Silva, moradora de Taboão da Serra, passeava pela cidade com a sobrinha Mariana, 11, e se sentiu atraída pelo som dos tambores: “Quando eu cheguei já tinha começado, mas estou achando muito bonito”, disse Marilda. “Estamos nos divertindo”, completou Mariana.

Além dos tambores, o grupo também utiliza shakuhachi (flauta), chappa (pratos metálicos), Kane (objeto semelhante a um cinzeiro e muito utilizado na prática de meditação) e kyiai (exteriorização da energia corporal por meio de expressões sonoras), para compor suas apresentações.

O Festival de Cultura Japonesa segue até 9 de julho, com atividades que incluem artes plásticas, gastronomia, música, dança, cinema, quadrinhos, culto, celebração a Buda e costumes do Japão.