A equipe da Secretaria de Turismo passou a quinta-feira no Parque do Lago Francisco Rizzo para acompanhar os últimos detalhes da montagem do 11º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes, que começa nesta sexta-feira (26/9) e vai até domingo.
As 17 tendas da Feira Gourmet já foram instaladas e oferecerá, em área coberta, petiscos, pastéis, pizza, sorvetes e outras delícias. A empresa Quatro Estações Jardinagem e Paisagismo, de Embu das Artes, passou a tarde trabalhando num dos canteiros. Na verdade serão cinco paisagistas e sete projetos para serem apreciados nas dependências do festival.
E nesta sexta outra novidade no Parque. Começa a funcionar o Café Belas Artes, do mesmo proprietário do Empório Belas Artes,que fica na avenida Jorge de Souza. Além do café expresso, o frequentador do parque poderá degustar lanches naturais, sucos, refrigerantes, água após as caminhadas ou apreciação do parque, que reúne vegetação e vida animal, com peixes, tartarugas, patos e gansos em lago de 56.000 m² e mais de 210 m² de área verde.
Mais novidades
E partir deste final de semana um novo projeto de melhoria será entregue aos freqüentadores. Além da troca de todas as lâmpadas e instalação de mais postes de iluminação realizados pela Engeluz no programa Ilumina Embu, pintura da fachada, agora o parque irá contar também com quiosques para maior conforto do frequentador.
“Os quiosques estão sendo construídos pelos expositores que ficam do lado de fora do parque. Os espaços estão sendo feitos com recursos adquiridos no Banco do Povo pelos ambulantes com auxílio da Prefeitura. Eles ficarão próximos à pista de caminhada e ao playground. A antiga lanchonete está sendo toda reformada para a implantação do Café Belas Artes, que venceu licitação para gerenciar o local. Queremos melhorar a qualidade no atendimento”, disse o secretário de Turismo, Valdir Barbosa.
Um dos quiosques é institucional e abrigará os trabalhos desenvolvidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), serviço de saúde aberto e comunitário para o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, com o objetivo de realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários através do trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os freqüentadores do parque poderão conferir e adquirir trabalhos manuais e chocolates feitos pelos assistidos.
PROGRAMAÇÃO
Oficinas
27/9, sábado
9h30 às 11h30 – Cachepô de caixas de leite, com Mônica Elena
11h30 às 13h – Arranjos Florais, com Daniela Nunes
13h às 15h – Flor de Cianinha, com Ironilda Soares
15h às 17h – Origami, com Monica Helena
17h às 18h – Cultivo de Orquídea, com Rafael Galati
18h às 19h – Fuxico, Lea Oliveira
28/9, domingo
9h30 às 11h30 – Pintura em pano de prato giz de cera, com Ilma Braatz
11h30 às 13h – Arranjos Florais, com Daniela Nunes
13h às 15h – Solitário de garrafa de vidro, filtro café, com Maria Alves
15h às 17h – Origami, com Mônica Helena
17h às 18h – Cultivo de Orquídea, Rafael Galati
18h às 19h – Fuxico, com Lea Oliveira
Palco
26/9, sexta-feira
18h30 – Banda Municipal, instrumental
19h – Cerimonial
19h30 – Premiação do Concurso Cultural Se as Flores Falassem
20h – Corpo de Baile Municipal, dança
21h – Encerramento
27/9, sábado
12h – Sandreia, MPB
14h – Camerata, instrumental
16h – Casa do Engenho, rock, pop, MPB
17h – Kodaico, tambor japonês
18h – Música ambiente
20h – Encerramento
28/9, domingo
11h30 – Quinteto de Metais, instrumental
12h – Marcelo e Adriana, MPB
13h – Sapato Branco, chorinho
15h – Taioba, MPB
16h – Casa do Engenho, rock, pop, MPB
19h30 – Cristiano Freitas, folclorista
20h – Encerramento