Cinema pode ser muito mais que entretenimento, pode ser também conhecimento. Pensando nisso, durante a 13ª Semana do Meio Ambiente de Embu das Artes serão exibidos filmes que tratam da questão ambiental. Serão três longas metragens, Wall-E (Disney –Pixar), Uma História de Amor e Fúria (escrito e dirigido por Luiz Bolognesi) e Lixo Extraordinário (Produção de Fernando Meirelles), e cinco curtas, Entre Rios, Caminho de Peabiru, Programa De Lá pra Cá, Ilha das Flores e A História da Água Engarrafa.
Confira os locais, datas e horários:
Dia 2/6 – 19h
Wall-E (98 min)
Animação – Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
Centro Cultural Valdelice (av. Aimará, s/nº – Pq. Pirajuçara)
Dia 3/6 – 19h
Uma História de Amor e Fúria (1h15min)
Animação – Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096. Classificação: 12 anos.
Centro Cultural Santo Eduardo (rua Iva, 100 – Jd. Sto. Eduardo)
Dia 4/6 – 20h
Curtas-metragens: Entre Rios (25 min) / Caminho de Peabiru – Programa De Lá pra Cá (25 min)/ Ilha das Flores (13 min) / A História da Água Engarrafa (8 min).
Cinema na praça na Feira Livre Noturna da Praça da Lagoa (av. Elias Yazbek, 1401 – Centro)
Dia 5/6 – 19h
Lixo Extraordinário (100 min)
Centro Cultural Valdelice (av. Aimará, s/nº – Pq. Pirajuçara)
Filme: Wall-E (98 min)
Centro Cultural Santo Eduardo (rua Iva, 100 – Jd. Sto. Eduardo)
Dia 6/6 – 19h
Lixo Extraordinário (100 min)
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Cinema no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29 – Centro).