Moradores e visitantes participam neste fim de semana da 1ª Festa Temática de Embu das Artes, com participação de 58 grupos de dança cigana e os Guardiões da Noite do Oriente, uma das mais importantes bandas de música cigana do País. Farão apresentações no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29) e no largo dos Jesuítas, em frente ao Museu de Arte Sacra, no Centro Histórico, a partir das 11 horas, de 6/6. A programação é gratuita, mas os que quiserem colaborar poderão entregar um quilo de alimento não perecível no Mestre Assis, onde além dos shows terá leitura de mão e exposição de roupas e adereços ciganos.
O 1º Encontro Temático Arte Cigana na Cidade de Embu das Artes também festeja o Dia de Santa Sara, padroeira dos ciganos. A Banda Guardiões da Noite do Oriente, considerada uma das melhores do gênero no País, é formada por: Aurélio Cavalcanti (voz e violão), Junior Cavalcanti (baixo e voz), Gabriel Gimenez (violão/guitarra solo) e Raul Sentanin (bateria/cajón). Tem repertório variado: rumbas gitanas, flamencos, músicas tradicionais em Romani e Gipsy Kings.
No mesmo Centro Cultural Mestre Assis terá videoaula Zumba Fitness, às 18 horas, desta sexta, 5/6, e dança do ventre, cigana e flamenca, no sábado, 6/6. Na sexta, 19h, tem Projeto Capoeira para Todos, no Centro Cultural Pirajuçara (EM Valdelice Prass, av. Aimará, 182, Pq. Pirajuçara). No sábado, 6/6, será ministrada aulas de capoeira, às 9h30 e 16h. Toda a programação é gratuita e aberta a todos os públicos.