Flautista e ocarinista japonesa apresenta-se em Embu

26/07/2007 - 0:00
Flautista e ocarinista japonesa apresenta-se em Embu
Acessibilidade

O Centro Cultural Embu das Artes recebe dia 5 de agosto, às 16h, a flautista e ocarinista Keiko Aso para um concerto inédito. A musicista nasceu em 1970 em Mobara, Província de Chiba, Japão, é formada em flauta pela Universidade de Música Musashino, e já mostrou seu talento durante a graduação, tendo sido aprovada professora de flauta da Yamaha PMS (Popular Music School). Além de concertos de flauta e ocarina realizados periodicamente, suas atividades estendem-se também na promoção de intercâmbio cultural com outros países, tendo se apresentado nos Estados Unidos. No Brasil para as comemorações do centenário da imigração japonesa, a artista foi convidada pela comunidade japonesa de Embu e pela Secretaria de Turismo para apresentar-se na cidade. A entrada é gratuita.

Em 1998, estabeleceu o Grupo Aonokai com o propósito de expandir a música à sociedade em geral. Tornou-o, anos depois, uma NPO (Non Profit Organization), centralizando o campo de atividades em apresentações em instituições sem fins lucrativos como asilos, creches, escolas, hospitais, entre outros.

Ocarina é um instrumento de sopro geralmente de barro, com cerca de dez orifícios correspondentes às notas sucessivas de uma escala musical. O nome provém da semelhança do instrumento com a cabeça de um ganso. A história da ocarina remonta a um povoado italiano situado a cerca de 20 quilômetros da cidade italiana de Bolonha, Budrio, em meados de 1860. Seu criador foi Giuseppe Donati, um doceiro de Budrio, conhecido por sua afeição à música que, partindo de um antigo instrumento, fez diversos experimentos e modificações, até chegar a consolidar a ocarina atual.

Keiko Aso – do Japão para Embu das Artes
Flautista e ocarinista
Dia 5 de agosto, às 16h
Auditório – Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 – centro – Embu
Tel.: (11) 4781-4462

----
Compartilhe nas redes sociais