Mais uma vez, três eventos que ocorreram juntos conseguiram atrair milhares de visitantes ao Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes. Desde a última sexta-feira até domingo (25/9), o 13º Festival de Flores e Plantas, a 95ª Exposição de Orquídeas da AOSP e a Feira Gastronômica Master Chefs reuniram mais de 40 mil pessoas que circularam entre 35 estandes, sendo 25 de orquídeas e 10 de plantas e paisagismo, e 25 tendas de alimentação.
Com a agradável vista do Lago Francisco Rizzo ao fundo, o público pôde aproveitar a tranquilidade e a beleza do espaço para curtir, observar, comprar e aprender sobre plantas, flores, orquídeas, mudas e paisagismo, além de degustar deliciosos pratos feitos por chefs profissionais. Segundo os organizadores, a Secretaria Municipal de Turismo e a Associação Orquidófila de SP, as vendas foram maiores que o ano passado.
Interessados em orquídeas, o casal Antonio Carlos e Ivana Braga Demier vieram de Guarulhos para Embu das Artes visitar pela segunda vez o evento. “Aqui é bem adequado, amplo, livre e confortável aos visitantes”, disse Ivana, que também assistiu a palestra sobre cuidados básicos para cultivo de orquídeas. “Os ensinamentos nos ajudam a tratar bem da planta e sempre aprendemos algo novo, como hoje, com as dicas de adubação e uso da canela nas raízes”, completou.
Rosmari Romera de Carvalho Benites comprou muitas plantas e está iniciando o estudo e o cultivo de orquídeas: “Moro em São Paulo, é a primeira vez que venho aqui e gostei muito, pois o evento está bastante diversificado”.
“Almoçamos bem, comida maravilhosa!”, revelou Cristina Mizushima que, junto com seu filho, comeu tempurá, yakisoba, temaki, suco natural e água de coco. “Tudo está bem organizado e limpo, adorei”, concluiu ela.
Compareceram centenas de colecionadores de diversas partes do estado de São Paulo, do Rio de Janeiro, entre outros, e até do Japão, com a presença do mestre Akashi, especialista no cultivo de orquídeas, que veio ao Brasil especialmente para prestigiar o evento. Além dele, Ítalo Gurgel, representante da Associação de Orquidófilos do Ceará, esteve no parque e elogiou a organização. Outra presença relevante foi a de Denitiro Watanabe, que cria orquídeas há 60 anos e é autor do livro “Orquídeas – Manual de Cultivo”.