“Esse projeto fez com que eu resgatasse alguns sonhos que ficaram perdidos. Hoje me sinto realizado, me sinto gente. Este momento de nossas vidas damos graças a vocês, professores, que compartilharam seu conhecimento com a gente”, palavras de José Marcos da Silva, orador que representou os 50 formandos da 8ª série do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Profº Paulo Freire. A emoção estampada no rosto e nas palavras de José Marcos era coletiva. A mesma observada nos demais formandos, nos educadores, familiares, amigos e autoridades. Não contendo as lágrimas, o prefeito Prefeito declarou: “Eu fiz escola, fiz até piscina, praça, asfaltei rua, mas a melhor coisa que acho que fiz foi ter dado oportunidade para vocês. Porque a praça amanhã alguém pode destruir, essa escola alguém pode reformar, mas o que vocês aprenderam aqui, ninguém mais tira… Minha gente, eu sei o que é isso, eu também fiz a quinta série quando já tinha 21 anos”.
Idealizador da implantação da EJA naquela escola – como declarou a diretora Isabel Dantas Silva (professora Márcia) –, o prefeito observou que já há ensino superior público e gratuito no município, na própria Paulo Freire. A escola é pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mais um entre tantos outros programas do Governo Federal no município. A secretária de Educação Rosimary Mendes de Matos incentivou os estudantes a continuar sua formação. “Estudem, se dediquem. Quando a gente luta, conquista o que dizem que pode ser impossível”, ressaltou.
A solenidade lotou as dependências da escola, tendo ainda a participação do paraninfo das quatro turmas de formandos, professor Everaldo, e da Orquestra IEAD Santa Emília.