Na terça-feira, 3/8, foi realizada a formatura de 112 pessoas que participaram do programa Jovem Aprendiz. A festa, que ocorreu no Parque do Lago Francisco Rizzo, foi organizada pelos próprios jovens.
Em um ano, foram 300 horas de atividades teóricas e 576 horas de estágio em repartições da prefeitura ou em empresas. Por semana, foram 8 horas teóricas e 12 horas práticas. Segundo Milena Mateuzi Carmo, coordenadora do Centro de Referência da Juventude (CRJ), o objetivo do projeto é, através da experiência do primeiro emprego, permitir que os jovens experimentem o que eles pensam em seguir como carreira ou projeto de vida.
O prefeito Prefeito lembra que o programa foi criado para preparar o jovem para o mercado de trabalho. Pois esse mercado, hoje, requer um profissional que saiba analisar o mundo e sociedade em que está vivendo, além do conhecimento específico. “Se tem um segmento que desafia velhos conceitos, são vocês jovens, que nos fazem repensar os conceitos e combater os pré-conceitos”, disse Prefeito.
Ele recomendou ainda que esse grupo continue unido e organizado, que também participem das plenárias do Orçamento Participativo, “pois os jovens têm um importante papel nesse processo”, além de continuarem a participar das atividades do CRJ. Ressaltou também que mais importante do que a ajuda de custo é o processo de aprendizagem que esses jovens levarão pela vida.
As novas turmas começam no segundo semestre. Serão mais de 120 vagas para jovens com idade entre 15 e 23 anos. A primeira etapa do processo seletivo consiste em uma triagem em que serão considerados os seguintes critérios: estar entre a faixa de idade requerida; residir no município há mais de um ano e ter renda de 2/3 do salário mínimo (equivalente a R$ 340,00), por pessoa.
Os candidatos que se enquadrarem nesse perfil passarão para a segunda fase, que consiste em um sorteio eletrônico público, processo inovador no município. As vagas serão distribuídas proporcionalmente a quantidade de jovens nas regiões de Embu. Isso garante que jovens do município todo participem do programa Jovem Aprendiz.
Em 2009 foram inscritos mais de três mil jovens. Os selecionados começarão as atividades em outubro de 2010 e irão até o mesmo mês de 2011.
Quem estiver interessado deverá realizar o cadastro entre os dias 16 de agosto e 10 de setembro no CRJ (rua Rebolo Gonzáles, 185. Cercado Grande). Mais informações pelo telefone 4704-3925.