Gaece inicia capacitação em primeiros-socorros para profissionais da Educação

25/09/2018 - 10:53
Gaece inicia capacitação em primeiros-socorros para profissionais da Educação

Capacitar cerca de 2 mil profissionais da rede municipal de Educação e conveniadas, além de mais de 25 mil alunos do ensino infantil e básico e seus pais. Esse é o mais recente desafio do Grupo de Ação na Educação e Conscientização em Emergência (Gaece), formado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e  pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Embu das Artes.  Dividida em três módulos, a capacitação iniciada em 19/9 prevê um encontro de quatro horas com educadores, onde os agentes do Samu, Pereira, Ney e Kelly, apresentam noções de primeiros-socorros em casos de febre, trauma, engasgo, parada cardíaca, convulsão e outras situações de emergência e urgência, nas quais os profissionais possam identificar e intervir no socorro imediato das vítimas até a chegada do suporte médico. A capacitação envolve ainda plano de contingência, palestras sobre o fortalecimento do convívio familiar com o GCM Lima, além de noções e manuseio de extintores com o GCM Sampaio, que explica também cuidados com o botijão de gás, elementos e maneiras de extinguir o fogo.

A ação cumpre a Lei Lucas, aprovada em 4/9, em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora de Souza que, em setembro do ano passado, faleceu durante uma excursão escolar ao se engasgar com um cachorro quente, em Campinas, interior de São Paulo. Para os socorristas que atenderam o caso, se houvesse a presença do profissional de primeiros-socorros no momento do incidente, a morte poderia ter sido evitada. Segundo o Ministério da Saúde, 826 crianças de 0 a 14 anos morreram em 2016 vítimas de asfixia acidental.  O curso ocorre na sede do Samu que, só neste ano, por meio da Educação Permanente e Humanização e Saúde e Núcleo de Educação em Urgência (NEU), 140 cursos de capacitação para empresas, órgãos municipais e servidores da saúde, atendendo cerca de 1.700 pessoas.