“Este ano estou encerrando um ciclo em minha vida. Antes de ser prefeito, fui secretário e vi o nascimento da nossa GCM. Ainda lembro a alegria dos munícipes quando receberam das mãos dos guardas o convite para o evento que deu início a essa história. Hoje, sou eu quem agradece a vocês pela parceria e pelo trabalho árduo”, disse o prefeito dia 17/6, durante a cerimônia em celebração ao 13º aniversário da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, no Centro Cultural Valdelice, no Pq. Pirajuçara.
Ao todo, 53 guardas foram homenageados com condecorações por Láureas de 1º, 2º, 3º e 4º graus e ascensões profissionais. “O trabalho do nosso efetivo deve ser valorizado por prestar bons serviços aos cidadãos embuenses. Infelizmente, somos alvo o tempo todo, mas, graças a Deus, não tivemos nenhuma baixa e nenhum GCM condenado nesses 13 anos. Exigimos sempre uma boa conduta dos nossos homens, pois a população não merece uma guarda truculenta, grossa e mal-educada, afinal, são eles que nos pagam”, afirmou o comandante da GCM, Dirceu Alves.
O prefeito ressaltou a parceria que existe entre a GCM de Embu das Artes e as Polícias Militar e Civil na resolução de crimes na cidade. Falou ainda sobre a criação da Comissão de Plano de Cargos e Carreiras da GCM e da Comissão Mista de Servidores, que trabalham lado a lado fomentando cada vez mais conquistas, como realizar a revisão dos salários, levando em consideração as especificidades em relação à guarda.
“Nem que seja a último documento que eu assine, mas vou deixar um documento garantindo a compra da sede própria da guarda. E vai ser ‘a’ sede, com espaço para esportes, musculação e restaurante. Isso é um compromisso”, afirmou o prefeito.
Durante a cerimônia, os inspetores GCM´s Coca e Vieira foram homenageados por terem demonstrado seriedade e competência no trabalho oferecido à população ao longo dos 13 anos, sempre respeitando as normas e as determinações legais e as normas disciplinares. Ambos foram agraciados com a Láurea de Mérito Pessoal de 1º Grau, além de serem ovacionados em pé por todos os presentes. Eles se aposentam esse ano das funções de GCM. “Estou aqui desde o início e estou muito contente por passar esses 13 anos junto com a guarda. Espero ter passado um pouco da minha experiência para os mais novos. Hoje estou muito feliz”, disse o inspetor Coca.
O comandante Dirceu apresentou uma série de slides com um pouco dos 13 anos de história da guarda. Um exemplo notório é a queda no número de homicídios na cidade: em 2001, foram registrados 197 ocorrências. Em 2015, 26 casos, uma queda de 86,81%. Em 2003, na criação da GCM havia 50 guardas; hoje o efetivo é de 138 homens e 18 mulheres.
Atualmente a GCM conta com duas bases móveis, cinco veículos alugados, duas motos, 12 medidores de som (decibelímetro), 68 câmeras de segurança espalhadas pelo Centro e pelo Jd. Pirajuçara e mais cinco carros novos que foram entregues durante o evento. Além disso, há bases comunitárias nos bairros Jd. Vista Alegre, Pirajuçara, Santa Emília, Jd. do Colégio, Itatuba (Ambiental), sede na av. Elias Yazbek e a corregedoria.
Também realiza monitoramento eletrônico que funcionam 24 horas por dia com imagens projetadas em quatro telões e acompanhadas por Guardas Civis Municipais na sala de monitoramento na sede da Prefeitura.
Estiveram presentes à cerimônia os vereadores Rosana do Artur, Edvânio Mendes e Clidão do Táxi, o tenente coronel Wilson Ferreira de Castro do 36º Batalhão, Deocleciano de Moraes, comandante da GCM de Vargem Grande Paulista, Marcos Ramos, comandante da GCM de Itapecerica da Serra, dr. Luiz Andrade Junqueira (Conseg – Centro), dra. Cláudia Aparecida Rosa (Conseg – Pirajuçara), capitã Catarina, comandante do sub grupamento do 18º Grupamento de Bombeiros, 1º Tenente PM Rodrigo D´avila e Silva, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, dr. Pedro Buk, delegado titular da 1ª Delegacia Central e GCM Dênis Pinto Viana, presidente da associação da GCM de Embu das Artes.
Ouça o tenente coronel Wilson Ferreira de Castro
Ouça o delegado dr. Pedro Buk
Ouça o comandante Dirceu