O novo comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes reinventou o curso de aprimoramento de guardas civis municipais para que a cidade tenha profissionais devidamente preparados e atualizados, a fim de oferecer serviço de policiamento preventivo, ostensivo e comunitário. A formação inclui 80 horas de aulas teórica e prática (presenciais e à distância) com ênfase ao aspecto técnico e comportamental. O suporte funcional é oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O curso é ministrado ao longo do ano com, no máximo, 20 guardas municipais, divididos em oito turmas, para garantir a produtividade das aulas e o aprendizado. A novidade em relação ao ano passado é que a formação está estruturada de acordo com a realidade do município e das atividades desenvolvidas pelos guardas municipais. São ministradas as seguintes discilplinas: Relações Interpessoais, Armamento e Tiro Prático, Noções Básicas de 1º Socorros, Código de Postura e Lei Ôrgânica do Município, Legislação, Técnicas Operacionais e Policiamento Preventivo Comunitário, Uso de Arma de Menor Potencial Ofensivo e Ética e o Trabalho da GCM.
Outro diferencial é que a cidade ganhou um Centro de Formação e Ensino Continuado da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes. Antes o treinamento era realizado no centro de Osasco. O prefeito Ney Santos juntamente com o secretário de Segurança Pública, Denis Viana, estão oferecendo todo o suporte necessário para a realização desse projeto que faz parte do seu Plano de Governo. A equipe de Coordenação do Centro de Formação é composta por: GCM 2ª classe – Shirley Cardoso Souza, GCM 3ª classe – Adriana de Freitas da Silva e GCM 3ª classe – Marcos Vinícius Frutuso.