Governo de Embu apresenta projeto de urbanização aos comerciantes

06/11/2009 - 0:00
Governo de Embu apresenta projeto de urbanização aos comerciantes

Avenida Elias Yazbek terá investimentos de R$ 4,2 milhões, do governo federal

Trabalhar para tornar a Cidade Bonita, Organizada e Segura faz parte das diretrizes do Governo Municipal de Embu das Artes. Em conjunto, as Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Obras, Edificações e Orientação Urbana, além de Trânsito e Transporte, elaboraram um projeto de urbanização da avenida Elias Yazbek, principal via de acesso ao Centro Histórico. Segundo o secretário de Governo, Paulo Giannini, a obra é uma das mais importantes realizações do governo. “O ideal é que a avenida seja mais um cartão postal da cidade” – disse Giannini.

A partir de segunda-feira, 9 de novembro, técnicos da prefeitura vão visitar todos os comércios, explicando qual o tipo de intervenção que será realizada em cada local. São prioridades áreas para estacionamento e calçadas com, no mínimo, 1,5 m de largura, para garantir a segurança do pedestre e o bom andamento do tráfego. Segundo a Secretaria de Trânsito, o volume varia entre 15 e 18 mil veículos, chegando a picos de 25 mil, aos finais de semana.

Milton Oliveira, secretário de Obras, Edificações e Orientação Urbana, frisou que a Prefeitura oferecerá todo apoio técnico necessário. Engenheiros e arquitetos estarão à disposição dos comerciantes, mediante agendamento de horário. Os proprietários que forem notificados terão prazo de 90 dias para adequar o imóvel.

O resultado da licitação da obra sairá na segunda quinzena de novembro. O prazo para execução dos trabalhos é de um ano, com início em janeiro de 2010. Participaram da reunião, o secretário Marcos Rosatti (Controlaria Geral),  o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, os vereadores Ná e João Leite, além de técnicos das secretárias e comerciantes.

O projeto

O público que compareceu ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu, na noite de quinta-feira, 5 de novembro, teve oportunidade de conhecer o projeto, por meio de imagens apresentadas pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Ovídio.  Nos slides, foi possível constatar as seguintes irregularidades: uso da calçada como estacionamento e ocupação da mesma como local de exposição de produtos, poluição visual, passeio irregular, danificação do pavimento, entrada de comércios com nível diferente da calçada e travessia inadequada;.

Segundo Ovídio, o projeto engloba padronização das calçadas com pavimento em bloco intertravado e faixa permeável, que permite o plantio de árvores, rebaixamento das guias, criação de vagas de estacionamento – algumas assombreadas –, arborização, drenagem, sinalização viárias, pontos de ônibus, implantação de semáforos e câmeras de monitoramento – são 15 em todo o trecho da via. “Todos os prédios públicos também deverão oferecer acessibilidade aos portadores de necessidades especiais”- afirmou.

De visual novo

A repaginação do visual na Elias Yazbek começou a ser realizada no mês de agosto. A Praça da Bíblia, localizada em frente à Igreja Nossa Senhora de Caravaggio, ganhou um novo espaço, com paisagismo, parque infantil, bancos e uma pérgula. Ao lado, a área verde onde ficava o monumento à bíblia foi revitalizada e rebatizada de Praça Elízia Cachoeira. Sem contar com as palmeiras em toda a extensão da praça.