Governo enquadra mais de 130 ADIs no Quadro do Magistério Municipal

05/12/2013 - 0:00
Governo enquadra mais de 130 ADIs no Quadro do Magistério Municipal
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Na noite de quarta-feira,
4/12, o projeto de lei a respeito da progressão das Auxiliares de
Desenvolvimento Infantil (ADI´s), protocolado pelo prefeito Prefeito, foi
aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores.

A votação contou com a
presença dos secretários Paulo Vicente dos Reis (Educação), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Alan Leão (Cultura)
e também de uma comissão composta pelas próprias ADI´s.

A conquista beneficiará, inicialmente,
131 profissionais, com nível superior em Pedagogia, que lecionam na rede
municipal de ensino de Embu das Artes. A previsão é que esse número aumente à
medida que os educadores forem concluindo a formação.

A luta para a progressão dessas profissionais
e para o enquadramento delas no Quadro do Magistério Municipal existe há cerca
de 13 anos e ganhou maior notoriedade a partir da reforma administrativa
realizada em setembro, que deu origem a Secretaria de Gestão de Pessoas, e
definiu uma política de relacionamento mais próximo com o servidor. Atualmente,
a rede municipal de ensino comporta 357 ADI´s, responsáveis pela educação de
mais de 2.500 estudantes, a progressão da categoria sempre foi um assunto
amplamente discutido na Secretaria de Educação e, a ganhou uma ênfase ainda
maior com a chegada do atual secretario, Paulo Vicente dos Reis.

Tâmara Fernanda Antunes dos
Santos, uma das líderes do movimento a favor da progressão, explica as
motivações do grupo e o sentimento após atingir esse ideal: “Existia uma
indignação por exercemos uma função na qual não éramos reconhecidas. Essa foi
apenas a primeira vitória, uma vitória que não é apenas nossa, mas de toda a
cidade. Reconhecimento é a palavra que melhor resume o nosso sentimento.”

Para ela, o olhar da atual gestão
municipal contribuiu para a resolução do impasse: “Estamos vivenciando uma
gestão com um olhar diferenciado. O prefeito Prefeito abriu as portas para
nós, nos ouviu, reconheceu a nossa luta e fez valer a lei.”

A partir de agora, as ADI´s
com formação superior passarão a ser
consideradas Professoras de Desenvolvimento Infantil (PDI´s), serão enquadradas
no Plano de Carreira do Magistério Municipal e terão gradativamente, até 2016,
os salários equiparados aos dos professores (PEB I). Os educadores que ainda
não possuem formação também poderão realizar a faculdade de Pedagogia através
da Plataforma Paulo Freire, do Plano Nacional de Formação dos Professores da
Educação Básica (Parfor), oferecida pelo Ministério da Educação.

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