A Prefeitura da Estância Turística de Embu, a Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Turismo (Contur) e familiares do artista plástico Assis de Embu, falecido no dia 30 de outubro, reuniram-se no dia 14/11, na Câmara Municipal, para discutir uma forma de homenagear o escultor e ex-secretário de Turismo, um dos principais responsáveis pelo movimento artístico-cultural da cidade.
Existem várias propostas. Uma delas, é que o Largo 21 de Abril, a praça principal da cidade, passe a chamar-se Largo Assis de Embu. Uma outra sugere Centro Cultural Assis de Embu e uma terceira proposta pretende a mudança do nome da rua Siqueira Campos, para rua Assis de Embu, porque foi ali que ficou famoso o Barracão do Assis, ateliê do artista nas décadas de 70 e 80, para onde afluíam artistas e visitantes. Também foi sugerida que Assis de Embu desse nome a uma das charmosas vielas do Centro Histórico da estância.
A família do artista insiste que o Largo 21 de Abril – que leva este nome devido à emancipação política da cidade, que integrava o município de Itapecerica da Serra até o ano de 1959 – receba o nome do artista. Com o impasse, está sendo realizada uma consulta entre os emancipadores e uma nova reunião acontecerá no dia 24/11, às 16h, na Câmara Municipal, para definir a homenagem.